16 de dezembro de 2014

Calzone vegetariana para um professor estranho :)

What you gonna do with all that junk,
All that junk inside that trunk?
I'ma get, get, get, get you drunk,
Get you love drunk off my hump.

What you gonna do with all that ass,
All that ass inside them jeans?
I'm a make, make, make, make you scream,
Make you scream, make you scream.

What you gonna do with all that breast,
All that breast inside that shirt?
I'ma make, make, make, make you work,
Make you work, work, make you work.

Black Eyed Peas


Eu andei nove anos numa escola de inglês, dos dez aos dezanove. Todos os anos tínhamos um professor novo, e houve um que me ficou particularmente na memória: o David.

Estávamos em 2005 e eu tinha 16 anos.

 

O David era um senhor sueco que tinha vivido no Reino Unido durante muitos anos e que era bastante rezingão e sisudo. Raramente sorria ou brincava, era muito exigente connosco, estava sempre a implicar com os meus espirros e tinha pouquíssima tolerância a brincadeiras ou segredinhos para o colega do lado. Era, no fundo, o exemplo perfeito da eficácia nórdica.

É claro que no início nenhum de nós gostava dele. Mas no fim, quando chegou a altura de mudarmos de ano, todos ficámos com pena de nos despedirmos daquele senhor cujo coração de pedra conseguimos amolecer ao longo dos meses.


Um dia surgiu à conversa a música actual, e alguém deu como exemplo a 'My Humps' dos Black Eyed Peas. O David ficou estupefacto e disse com um ar tremendamente horrorizado:

- 'Não sei como é que os vossos pais vos deixam ouvir isso! Já pensaram bem no que diz essa letra?'.

Na altura devo ter feito um sorriso condescendente qualquer - afinal, já era super crescida e madura. Pareceu-me uma parvoíce fazer um alarido tão grande por causa de uma letra normalíssima, e creio ter desculpabilizado aquela opinião do David pensando que ele era mais velho e careta.


Actualmente dou por mim a ouvir exactamente a mesma coisa em relação aos miúdos de hoje em dia. Ouço dizerem que os miúdos estão perdidos, que não se importam com nada, que são burrinhos e que têm as prioridades trocadas. Ouço comentarem que não têm responsabilidade, que não uns mandriões, que só ligam aos bens materiais e que não estão preparados para a vida.


E depois páro e penso: onde estávamos todos nós aos 16 anos? Não estávamos certamente a discutir textos do Tchekhov ou a ouvir Mendelssohn enquanto degustávamos o nosso café com brandy em chávenas a combinar. Não estávamos a salvar o mundo nem a fazer descobertas científicas dignas do Prémio Nobel.

Estávamos a vestir roupas ridículas, a fazer figurinhas tristes, a dar demasiada importância a coisas totós, a ter namorados, a fazer dramas porque os nossos pais não nos deixavam fazer coisas e a sonhar acordados. E estávamos a ouvir músicas degradantes como esta.

Por isso da próxima vez que suspirarem de exasperação quando virem a forma como os miúdos de hoje em dia se comportam, tentem realmente lembrar-se de como foram quando eram adolescentes. E depois de rirem como uns perdidos, permitam-se comer uma refeição tipicamente adolescente: pizza.


Hoje trago-vos uma versão ainda melhor e mais estaladiça: uma deliciosa calzone vegetariana. Ideal para comerem sentados no sofá com a sala toda desarrumada, acompanhada de uma bela Coca-cola - afinal, um dia não são dias.

E se depois ficarem com a consciência pesada, podem sempre dançar ao som da 'My Humps' para queimarem umas calorias :D


Calzone vegetariana

Ingredientes (para quatro pessoas):

* Uma saqueta de fermento de padeiro (aproximadamente 5g);
* Uma colher de chá de açúcar;
* 150ml de água quente;
* 250g de farinha;
* Uma pitada de sal;
* Duas colheres de chá de azeite;
* Molho de tomate q.b.;
* Uma colher de chá de mistura de especiarias italianas;
* Uma colher de chá de orégãos;
* 200g de cogumelos laminados;
* 200g de queijo ralado.

Confecção:

* Dissolver o fermento de padeiro e o açúcar em 50ml de água quente;

* Mexer e deixar actuar durante vinte minutos;

* Juntar a farinha, o sal, o azeite, a mistura anterior de fermento e a água restante e amassar bem, fazendo uma bola;

* Colocar a massa numa tigela grande, tapar com um pano lavado e seco e deixar levedar durante duas horas (normalmente coloco dentro do forno pré-aquecido a 70º e desligado);

* Amassar novamente e estender numa superfície enfarinhada;

* Colocar num tabuleiro do forno coberto com papel vegetal e cobrir metade da massa com o molho de tomate, as especiarias italianas, os orégãos, os cogumelos e o queijo ralado;

* Fechar a massa sobre si própria;

* Levar ao forno pré-aquecido a 250º;

* Assar a pizza durante 15 a 20 minutos, dependendo do gosto.



Até amanhã! :D