3 de novembro de 2014

Iogurtes naturais (vegan) e um objectivo cumprido :)

And all I wanted was the simple things, a simple kind of life.
And all I needed was a simple man, so I could be the wife.

No Doubt


Há muito tempo que queria fazer iogurtes vegan, e o facto do Pedro ter começado a seguir a dieta paleo - e ter eliminado o leite de vaca da sua alimentação - impulsionou-me a agir.

Na verdade, mal comecei a fazer iogurtes normais questionei-me logo como seria fazer iogurtes sem leite de vaca, mas esbarrava sempre num pequeno problema: eu sou intolerante à soja, e por isso fazer iogurtes de soja estava fora de questão.

Ora, é quase imprescindível usar um iogurte como fonte de probióticos para os iogurtes restantes: há outras alternativas, mas honestamente não me pareciam tão práticas. Como eu não encontrava iogurtes feitos integralmente de arroz ou de amêndoa (ou de outras coisas que não fossem leite de vaca ou soja) vi-me perante a necessidade de ter de arranjar uma solução de compromisso. Vai daí, usei um iogurte de soja e leite de amêndoa e arroz.


O meu objectivo era fazer iogurtes líquidos (são mais práticos para levar na marmita e para beber naqueles intervalos entre consultas) e por isso não utilizei nada para 'solidificar' mais os iogurtes, mas se pretenderem ter iogurtes sólidos vegan basta utilizarem ágar-ágar - em breve vou experimentar e partilhar aqui :)

Por isso aqui têm: iogurtes vegan saudáveis, deliciosos e práticos. Não são particularmente baratos (os senhores da indústria dos leites vegetais devem estar milionários), mas são bastante bons. E são tão versáteis que desta fornada saíram iogurtes simples, de pêra, de butterscotch e de pêra e butterscotch (cééééééééu!).


Hoje trago-vos os iogurtes simples, perfeitos para quem quer descomplicar. Não foram os meus preferidos (o meu coração continua a bater mais depressa pelos de butterscotch e pêra), mas são uma boa base para algo mais :)


Iogurtes naturais (vegan)

Ingredientes:

* 800ml de leite de amêndoa;
* 200ml de leite de arroz;
* Três colheres de sopa de açúcar branco;
* Um iogurte de soja natural.

Confecção:

* Numa panela colocar o leite de amêndoa, o leite de arroz e o açúcar e mexer com uma vara de arames;

* Levar ao lume até ferver e deixar arrefecer;

* Quando estiver morno juntar o iogurte, misturando com a vara de arames;

* Levar à iogurteira durante cerca de dez horas;

* Transferir para o frigorífico durante pelo menos quatro horas.



Pêra
Butterscotch
Pêra e butterscotch
Espero que gostem e tenham uma óptima semana :D