14 de novembro de 2014

Baba de camelo e um dom especial do meu irmão :D

My brother, where do you intend to go tonight?
I heard that you missed your connecting flight
To the Blue Ridge Mountains, over near Tennessee.

You're ever welcome with me anytime you like.
Let's drive to the countryside, leave behind some green-eyed look-alikes.
So no one gets worried, no.

But, Sean, don't get careless, I'm sure it'll be fine.
I love you, I love you, oh, brother of mine.

Fleet Foxes


Eu podia passar horas a falar-vos das qualidades do meu irmão.

Podia contar-vos como ele tem um sentido de humor divertido, como é carinhoso e protector, como é esforçado e como guarda dentro dele, tal como eu, todos os sonhos do mundo (os meus pais foram mesmo bons a educar-nos, juro).

Podia dizer-vos que ele é muito inteligente, extremamente querido e bastante interessante (toca saxofone, é acólito, faz CrossFit e está a tirar um curso de DJ, entre outras coisas giras). Até vos podia falar do fascínio dele por filmes de terror, da adoração que ele tem por viajar e do quanto ele gosta de animais.


Mas hoje vou falar-vos de uma característica muito peculiar: o meu irmão tem a memória alimentar mais extraordinária que eu conheço. Consegue lembrar-se com todos os detalhes das refeições que fizemos na Tailândia há mais de dez anos atrás, dos docinhos que comemos no México há cinco anos ou dos pratos que cozinhámos no Natal passado. Lembra-se de pormenores impressionantes acerca dos restaurantes a que já fomos. É, resumidamente, uma pequena Wikipédia da restauração.


Da última vez que fui ao Porto visitar a minha família ele pediu-me para fazer baba de camelo, um doce do qual manifestamente eu não sou fã. Mas ele não pretendia uma baba de camelo qualquer: queria uma igual aos que os meus pais fizeram uma vez há três anos atrás, com frutos vermelhos misturados.

Meti mãos à obra. Pedi conselhos na página de Facebook do blog, baseei-me na sempre infalível Joana Roque e fiz a minha própria versão deste doce. Mandei o meu irmão ao Pingo Doce comprar frutos vermelhos, mas infelizmente ele não tem o dom de encontrar produtos (só tem mesmo o dom de se recordar deles posteriormente) e por isso voltou a casa de mãos a abanar. No fim acabei por misturar umas nozes em pedaços para dar um toque especial na receita, e a verdade é que ficou deliciosa na mesma.


Hoje não vos vou falar do quão extraordinariamente perfeito é o meu pequenino. Não vou entrar em lamechices sobre o quanto gosto dele (mais do que tudo no mundo), o quanto gosto de passar tempo com ele (a ver Sobrenatural, o nosso guilty pleasure comum), o quanto adoro rir e segredar com ele e o quanto sinto a falta disso todos, todos os dias.


Hoje vou falar-vos de uma baba de camelo que ficou na história por não ser tão boa como aquela de há três anos com frutos vermelhos misturados, mas que compensou porque foi feita a quatro mãos com muitas gargalhadas à mistura.

Adoro-te pequenino. Da próxima vez não te esqueças que os frutos vermelhos estão logo à entrada, à esquerda.


Baba de camelo

Ingredientes:

* Uma lata de leite condensado cozido;
* Cinco ovos separados;
* Nozes q.b.;
* Canela q.b.

Confecção:

* Misturar o leite condensado cozido com as gemas e aquecer em lume brando, mexendo sempre até engrossar;

* Incorporar as claras batidas em castelo, envolvendo com cuidado;

* Juntar as nozes e polvilhar com canela;

* Refrigerar durante pelo menos quatro horas e servir.



Tenham um óptimo fim-de-semana! :D