10 de outubro de 2014

Salame de chocolate negro para um problema com o carro.

Took your car, drove to Texas,
Sorry honey, but I suspected we were through.
And I can't cry anymore.

Since I left, feelin' better, 
'Cause that's what you get when you stay together too long.
And I can't cry anymore.

Wouldn't it be good if we could hop a flight to anywhere?
So long to this life!

Sheryl Crow


Ao contrário daquilo que alguns comentadores anónimos pareciam pensar na altura em que eu ainda me dava ao trabalho de aceitar comentários anónimos, eu e o Pedro não somos ricos.

Lamento desapontar-vos, mas não há aqui nenhuma história romântica escondida. Ele não é um príncipe disfarçado de um qualquer reino desconhecido e misterioso da Europa e eu não recebi nenhuma herança milionária de um tio afastado. Ele não tem pais ricos (longe disso, ambos os pais dele são professores) e eu não ganhei o Euromilhões. Não descobrimos nenhuma mina de ouro no quintal nem temos um trabalho secreto que nos faz ganhar milhares de euros por mês.

Somos só uns miúdos que vivem que nem uns monges durante a maior parte do tempo e que gostam de gastar o que poupam a viajar, e estamos no nosso direito.


É verdade que tenho um trabalho razoavelmente estável, que ganho o meu próprio dinheiro e que no fim do mês consigo poupar alguma coisa, o que faz de mim (infelizmente) uma privilegiada em relação à grande maioria da população do nosso país. Mas caramba, também é verdade que trabalhei para isso.

No secundário estudava seis a oito horas por dia (fora as aulas!), que depressa se transformavam em doze aos fins-de-semana. Na faculdade nunca chumbei a uma única cadeira, e consegui ultrapassar os seis longos anos do curso com a minha saúde mental mais ou menos intacta. E agora tenho um trabalho exigente, drenante e cansativo do qual gosto muito (pelo menos na maioria dos dias) e onde me esforço para ser a melhor profissional que consigo.

Hoje sinto-me orgulhosa daquilo que estou a construir em conjunto com o Pedro: um futuro. O nosso futuro. E como imaginam, tudo isto se tornou mais complicado quando o Pedro se viu perante a necessidade de comprar um carro depois de ter estado envolvido num acidente que não foi de todo culpa dele.


Chafurdámos um bocadinho em autocomiseração e depois pusemos mãos à obra. O Pedro começou a procurar carros, eu tive que reformular o meu horário de trabalho para conseguirmos dividir o meu carro. Pelo meio ele viu-se obrigado a poupar ainda mais do que o habitual e ficou tristonho e preocupado com isso.

E qual é a minha forma preferida de combater a tristeza?

Alguém disse docinhos? Acertaram! :D


Eu não sou uma fã de salame de chocolate, confesso. Não sou por isso a melhor júri da qualidade deste salame adaptado da Saveurs, mas tendo em conta os elogios rasgados que o Pedro lhe dirigiu diria que passou no teste :D


Salame de chocolate negro (receita adaptada da Saveurs especial de sobremesas, também conhecida cá em casa como 'A Bíblia')

Ingredientes:

* 45g de manteiga;
* 100ml de crème fraîche (comprei no Continente, mas podem substituir por natas);
* 200g de chocolate negro de boa qualidade;
* 125g de bolachas (usei spéculoos).

Confecção:

* Juntar a manteiga e o crème fraîche e levar a aquecer em lume brando, mexendo sempre;

* Quando a mistura ficar homogénea juntar o chocolate negro e deixar derreter;

* Retirar do lume e juntar as bolachas partidas em bocados;

* Formar um cilindro com o auxílio do papel vegetal e levar ao frio durante pelo menos três horas para solidificar.

Espero que gostem e tenham um óptimo fim-de-semana! :D