24 de outubro de 2014

Mousse de chocolate paleo (sem açúcar) para uma vilã dos filmes :D

I cheated myself like I knew I would.
I told you, I was trouble, you know that I'm no good.

Amy Winehouse


Adoro ter a casa cheia de amigos. Seja para lanchar ou para jantar, para encomendar umas pizzas ou para eu fazer um dos meus jantares temáticos rebuscados, para celebrar um acontecimento especial ou para passar horas a aparvalhar, tudo é válido quando queremos estar com aqueles de quem gostamos.

Ao longo do tempo tive de aprender a lidar com as especificidades alimentares dos meus amigos, e na hora de organizar jantares é preciso pensar em alternativas para quem não come carne, peixe, ovos, soja, chocolate, feijão, tomate, picante, natas, cebola, manga, coco ou frutos secos. Não é fácil, mas seguramente que não é impossível: basta ter um acompanhamento consensual, uma sobremesa de limão ou frutos vermelhos e Bongo de oito frutos e garanto que ninguém fica com fome.

Apesar disso, confesso que foi verdadeiramente refrescante ser a minha vez de ficar esquisitinha.


A meio da nossa paleo week a Joana e o Bernardo vieram jantar cá a casa. Avisei-os logo que o jantar seria paleo e que não esperassem propriamente folhadinhos de alheira ou sobremesas decadentes, e eles lá aceitaram contrariados as minhas condições.

O jantar foi Boeuf Bourguignon (sempre um êxito) acompanhado de uma bela salada. E na hora da sobremesa decidi pregar-lhes uma partida. Retirei do frigorífico a mousse paleo extremamente gulosa (mas saudável) que tinha feito, e logo o Bernardo disse:

'Para paleo nem tem mau aspecto.'

Eu retorqui:

'Isso é porque não é paleo. Inicialmente fiz uma mousse paleo, mas ficou tão horrível que foi para o lixo e depois fiz a nossa receita de mousse normal. Foi exactamente como daquela vez em que tentei fazer mousse de chocolate saudável só com abacate, cacau e mel (inserir aqui longa história sobre este episódio deprimente da minha aprendizagem culinária).'


O isco estava lançado, por isso restou-me esperar e esconder o nervosismo. E tanto a Joana como o Bernardo caíram direitinhos na armadilha.

Eu disse-vos que era maquiavélica.


Seguiram-se vários 'mmmmm' e a garantia de que a mousse estava deliciosa, intensa e docinha q.b. E depois eu fiz o meu ar triunfante e exclamei orgulhosa:

'É uma mousse paleo!'.

Muahuahuahuah. Acho que tinha jeito para ser vilã dos filmes.


Pois é, esta mousse foi tão gabada que só consegui surripiar um bocadinho para poder fotografar no dia seguinte. E foi um remate perfeito para um jantar deliciosamente saudável.

Nessa noite ficou decidido que esta receita de mousse iria a partir de agora substituir a nossa tradicional mousse de chocolate do Natal. Talvez nessa altura volte a fotografá-la. Ou, como sou maquiavélica, talvez a coma toda de seguida.

Afinal, ser vilã tem de ter as suas vantagens :D


Mousse de chocolate paleo
(outra receita não paleo aqui)

Ingredientes (para quatro copinhos):

* 200g de chocolate negro com 70% de cacau e sem adição de açúcar (comprei da marca Continente);
* Quatro colheres de sopa de manteiga;
* Duas colheres de sopa de mel;
* Cinco ovos;
* Uma colher de chá de tequila.

Confecção:

* Derreter o chocolate com a manteiga no microondas;

* Bater as gemas com o mel e juntar lentamente o chocolate derretido;

* Bater as claras em castelo e juntá-las ao preparado anterior, mexendo sempre de cima para baixo bem devagar;

* Juntar a tequila (em alternativa podem usar rum, café, raspa de laranja, coco ralado ou canela);

* Levar ao frigorífico durante algumas horas antes de servir.



Que tal experimentarem esta receita no fim-de-semana? :D