17 de outubro de 2014

Lemon rolls para os meus padrinhos :D

'Friendship is everything. Friendship is more than talent. It is more than the government. 
It is almost the equal of family.'

Don Corleone, The Godfather


Eu já não tenho padrinhos. Quando fui baptizada os meus pais escolheram para meus padrinhos o meu avô materno (que morreu quando eu tinha onze anos) e a minha avô paterna (que nunca foi particularmente presente e que morreu há três anos atrás), e por isso fiquei sem padrinhos propriamente ditos.

Até que depois de casar percebi que agora tenho novamente dois padrinhos: a Joana e o Bernardo, os meus amigos mais antigos.


Talvez vos pareça estranho que não existam por aqui muitos textos dedicados à Joana e ao Bernardo, principalmente tendo em conta que tenho posts que falam de coisas tão pouco importantes como as minhas infecções urinárias, a minha alcunha no InterRail ou o meu tripé. Mas a verdade é que aquilo que sentimos uns pelos outros não necessita de confirmação constante: nós sabemos o quão valioso é aquilo que temos, e isso basta.

Porque a verdadeira amizade é assim - pode ser feita por entre silêncios partilhados e olhares que sorriem.


Agora que tenho novamente padrinhos, posso pôr em prática todos os momentos que até agora pertenciam apenas à minha memória. Posso entusiasmar-me à espera de receber uma pequena prendinha na Páscoa, desde que tenha tido boas notas no segundo período. Posso felicitá-los no dia em que se tornaram meus padrinhos (e neste caso até tenho a vantagem de eles serem nossos padrinhos do casamento civil e religioso, por isso posso dar-lhes os parabéns em dois dias diferentes!). Posso mimá-los e acarinhá-los com gestos queridos.


E se quando era criança presenteava o meu avô com abraços e beijinhos, agora que me tornei anti-violações-do-espaço-pessoal-que-isso-dos-abraços-é-coisa-para-me-deixar-meia-desconfortável agradeço às pessoas de quem gosto com as receitas que faço e onde coloco tanto de mim.

E esta é a história destes lemon rolls. Tal como a amizade, também eles exigem paciência: é preciso esperar, deixá-los crescer com o tempo e dar-lhes espaço e conforto para que se tornem cada vez mais fortes. Tal como a amizade, também eles são frágeis: exigem algum cuidado e uma mão firme e precisa. Tal como a amizade, também eles combinam o sabor doce com aquele toque ácido que nem toda a gente aprecia.


Porque nós somos como os lemon rolls: bem doces, algo ácidos e sempre a crescer juntinhos. E garanto-vos que não foram precisas palavras no lanche em que devorámos todos juntos estes rolinhos divinais. Bastaram silêncios partilhados e olhares que sorriem.


Lemon rolls (receita adaptada do blog 'Sally's Baking Addiction')

Ingredientes (para doze rolinhos):

* 345g de farinha de trigo;
* 45g de açúcar branco;
* Uma pitada de sal;
* Uma saqueta de fermento de padeiro (4g);
* 120ml de água;
* 60ml de leite;
* 40g de manteiga sem sal;
* Um ovo;

Para o recheio:
* 150g de açúcar branco;
* Raspa de três limões;
* Meia colher de chá de essência de baunilha;
* 20g de manteiga amolecida.

Confecção:

* Juntar a farinha, o açúcar, o sal e o fermento e misturar bem;

* Aquecer a água e o leite juntamente com a manteiga até que a manteiga fique derretida;

* Misturar os ingredientes líquidos com os ingredientes secos e juntar o ovo;

* Amassar bem a massa numa superfície enfarinhada;

* Colocar numa taça untada (usei o óleo em spray) e deixar descansar durante dez minutos;

* Para o recheio juntar o açúcar, a raspa de limão e a baunilha e misturar bem até que fique uma mistura semelhante a areia;

* Estender a massa num rectângulo, pincelar com a manteiga e polvilhar com o recheio de limão;

* Enrolar a massa num rolo e cortar em doze partes iguais;

* Colocar num tabuleiro, cobrir com papel de alumínio e deixar levedar num local quente (coloquei no forno previamente aquecido a 90º e posteriormente desligado) durante noventa minutos;

* Retirar os rolos e pré-aquecer o forno a 190º;

* Cozinhar os rolos durante trinta minutos, cobrindo com papel de alumínio a meio se necessário para evitar que queimem por cima;

* Deixar arrefecer, cortar e servir :)

  


Tenham um óptimo fim-de-semana :D