15 de outubro de 2014

Cannelloni de atum para um casal diferente :)

'You yourself, as much as anybody in the entire universe, deserve your love and affection.'
- Gautama Buddha

'The worst loneliness is to not be comfortable with yourself.' 
- Mark Twain

'You were what you were and you are what you are. Fuck that regrets bullshit.'
- Irvine Welsh


Tínhamos regressado há três semanas da lua-de-mel quando comentámos com um dos médicos do centro de saúde que eu ia passar dois dias fora, num congresso, sem o Pedro. Ele ficou surpreendido e comentou algo do género:

'Realmente já não se fazem casamentos como antigamente. Ainda agora casaram e já andam cada um com o seu carro, têm horários diferentes e ela vai para congressos com as amigas enquanto ele fica em casa!'


É óbvio que ele estava a brincar, mas confesso que fiquei a pensar naquela frase. É verdade que eu e o Pedro sempre valorizámos o nosso espaço pessoal e nunca deixámos de fazer o que quer que fosse porque o outro não queria. Nunca me inibi de viajar, de sair com as minhas amigas, de ter os meus momentos zen e de visitar a minha família quando me apetece, e nem me passaria pela cabeça obrigá-lo a vir comigo ou ficar em casa se ele não quisesse vir - tal como ele nunca se inibiu de ir jogar futebol, tomar café com os amigos e passar mil horas a jogar Caesar III. 

No fim do dia o que importa é não só gostarmos de estar com o outro, mas também gostarmos de estar sozinhos connosco próprios. E perder a minha identidade parece-me um bocadinho mais assustador do que passar dois dias fora porque me apetece ir a um congresso ao qual o Pedro não faz questão de ir também.


Cá em casa sempre foi assim. É claro que há alturas em que alguém decide ceder, mas também é um facto que por vezes fazemos simplesmente o que nos apetece e ninguém fica magoado com isso. E entram os cannelloni.

O Pedro não é fã de cannelloni e não gosta de atum. Eu podia efectivamente passar o resto da vida sem comer nenhuma destas coisas, mas como 'já não se fazem casamentos como antigamente' decidi fazer cannelloni para mim e pedir-lhe para ele fazer outro pratinho para ele. 


Foi assim que eu comi cannelloni e ele comeu entrecosto, e apreciámos juntos os pratos que sabemos que o outro não gosta. 

Será que isso faz de nós um casal individualista cuja relação está condenada ao afastamento e ao fracasso? Duvido muito. Será que isso faz de nós um casal mais feliz, sem nenhuma espécie de rancor e com a barriguinha bem satisfeita? Garanto-vos que sim.


Cannelloni de atum

Ingredientes (para seis cannelloni):

* Uma cebola picada;
* Dois dentes de alho picados;
* Um fio de azeite;
* Uma lata de atum em água;
* Uma colher de chá de ras el hanout (mistura marroquina de especiarias);
* Uma colher de chá de orégãos;
* Uma colher de chá de pimentão-doce;
* Meia colher de chá de paprika;
* Uma pitada de sal;
* Uma pitada de piri-piri;
* 100ml de molho de tomate;
* Seis cannelloni;
* Queijo ralado q.b.

Confecção:

* Refogar a cebola picada e o alho picado num fio de azeite;

* Juntar o atum e deixar refogar;

* Temperar com o ras el hanout, os orégãos, o pimentão-doce, a paprika, o sal e o piri-piri;

* Acrescentar o molho de tomate e deixar cozinhar;

* Com o auxílio de uma colher de chá rechear os cannelloni com a mistura;

* Dispor os cannelloni num tabuleiro e cobrir com o queijo ralado;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante trinta a quarenta minutos.

  

Até amanhã! :D