16 de outubro de 2014

Batido de manga e banana e uma semana diferente :)

Back to the primitive,
Screw all your politics.
We got our life to live
The way we want to be.

Soulfly


Quem acompanha a página de Facebook do blog já se apercebeu que no fim de Setembro passámos uma semana a seguir a alimentação paleo.

Esta foi uma ideia que nos surgiu depois de termos encontrado por acaso alguns artigos científicos sobre as vantagens desta alimentação, nomeadamente a nível da terapêutica de manutenção contra o acne. Honestamente sempre tinha tido alguns preconceitos em relação este regime alimentar (talvez porque só conheci duas pessoas que o faziam e eram ambas extremamente maluquinhas fundamentalistas), mas depois de ler alguns estudos senti-me obrigada a dar-lhe pelo menos uma hipótese. Vai daí, decidimos conduzir o nosso próprio estudo cá em casa.


Fui partilhando algumas das experiências no Facebook (nomeadamente as minhas frustrações por não poder comer docinhos), conheci pessoas novas que partilhavam as mesmas dúvidas e ideias e aprendi imenso, e o facto é que desde então a nossa alimentação ficou efectivamente diferente - principalmente a do Pedro, que continuou a seguir o regime alimentar quando a semana terminou.


Na próxima semana vou contar-vos tudo sobre esta nossa experiência aqui no blog, com direito a explicações sobre a alimentação paleo, foto-reportagens das refeições, diários na primeira pessoa (meus e do Pedro) e receitinhas boas e saudáveis. Enquanto essa altura não chega, decidi mostrar-vos uma das alterações que fizemos cá em casa e que se mantiveram depois do fim da paleo week: trocámos o leite de vaca pelo leite de amêndoa.


Não vou filosofar aqui sobre esta nossa opção. Acredito que cada um toma as decisões que acha melhores para si, e não me parece correcto opinar sobre isso - afinal, não sou dona da verdade (aliás, nestes assuntos da nutrição ninguém parece ser). Por isso, vou só despedir-me dizendo que desde que descobri novamente o leite de amêndoa estes batidos têm sido frequentes cá em casa: ora com manga, ora com banana, ora com frutos vermelhos, ora com tudo misturado. E sabem-me tão bem que não resisti a partilhar aqui convosco, embora a receita seja extraordinariamente simples :D


Batido de manga e banana

Ingredientes (para aproximadamente meio litro de batido):

* Uma manga;
* Duas bananas;
* Uma colher de chá de sementes de linhaça;
* Leite de amêndoa q.b.

Confecção:

* Juntar a manga, a banana e as sementes de linhaça e triturar com a varinha mágica;

* Acrescentar o leite de amêndoa até obter a consistência desejada;

* Triturar novamente.


Até amanhã! :D