26 de setembro de 2014

Bolo de lemon curd e chantilly e a minha alcunha engraçada :)

I hurt myself today, to see if I still feel.
I focus on the pain, the only thing that's real.

Johnny Cash


Há quatro anos fiz um InterRail com o meu grupo de amigos, e durante esse tempo todos fomos ganhando alcunhas engraçadas.

A Joana era a paparazzi. Juro-vos, ela disparou literalmente milhares de fotografias durante aquelas semanas, e graças a isso temos aquela que é possivelmente a viagem mais bem documentada da história.

O Bernardo era o ratinho graças à sua famosa expressão 'já sinto aqui um ratinho no estômago', repetida até à exaustão e bastante exemplificativa de como passámos uma fominha enorme que íamos tentando combater com sandes de queijo e chourição, maçãs e bolachas recheadas com chocolate. 

A Sofia era a embruxada, fruto da sua manifesta falta de sorte e tendência para perder todas as coisas importantes como a carteira, o bilhete de InterRail ou chaves de cacifos. A maior parte das coisas aparecia eventualmente, claro.


O Pedro era o GPS devido à sua incrível capacidade de se orientar em todo o lado sem qualquer necessidade de consulta de mapas. Ele sabia sempre em que sentido queríamos ir e para onde devíamos andar, e foi esta qualidade dele que nos salvou várias vezes de irmos parar a sítios totalmente desconhecidos onde certamente nos roubariam rins. 

E eu? Eu era a feridas.

Bem-vindos ao pequeno e misterioso mundo do meu corpo em viagem, onde arranhões, hematomas, inchaços variados provocados por picadas de insectos, bolhas, petéquias e manchas são tão comuns que já nem dou por eles.


Neste dia em particular andava atarefada na cozinha. Fiz o bolo, fiz o lemon curd, fiz o chantilly e pelo meio ainda fiz doce de ovos e trinta queques de noz para outras aventuras, por isso andava de um lado para o outro a tentar organizar tudo sem que acontecesse nenhuma hecatombe. 

A dada altura deixei um armário aberto e quando me virei repentinamente bati lá mesmo em cheio com a testa. Fiquei logo com um hematoma enorme, mas o melhor estava para vir: durante a noite um mosquito picou-me mesmo em cima do galo, e quando acordei estava estranhamente parecida com o Quasimodo.


Apesar deste incidente trágico (embora vagamente cómico), pensar neste bolo só me traz boas recordações. Faz-me recordar o InterRail e os seus dias repletos de gargalhadas, dezenas de fotos com beicinhos e dedos a apontar para joelhos arranhados. Mas faz-me também lembrar o fim de um estágio muito divertido, momentos de partilha engraçados e uma despedida emotiva do serviço de Medicina que foi celebrada com este bolo delicioso.

Porque eu posso ser a feridas, mas pelo menos sou uma feridas com jeito para fazer bolos de limão!


Bolo de lemon curd e chantilly (receita adaptada da revista Saveurs especial de sobremesas)
(receita semelhante mas com recheio e cobertura de coco aqui)

Ingredientes:

Para o bolo:
* Seis ovos;
* 200g de açúcar branco;
* 100g de farinha de trigo;

Para o curd de limão:
* Raspa de dois limões;
* Sumo de quatro limões;
* 150g de açúcar branco;
* Uma colher de sopa de farinha maizena;
* Três ovos;

Para o chantilly:
* 200ml de natas;
* Três colheres de sopa de açúcar.

Confecção:

* Para o bolo bater as claras em castelo e juntar as gemas, continuando sempre a bater;

* Acrescentar o açúcar e a farinha sem parar de bater;

* Colocar a massa numa forma untada e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante trinta minutos;

* Retirar do forno e deixar esfriar sobre uma grade;

* Para o curd de limão juntar numa panela a raspa de limão, o sumo de limão, o açúcar branco e a maizena;

* Aquecer em lume brando, mexendo bem até a mistura começar a ferver;

* À parte bater bem os ovos e juntar em fio a mistura de limão;

* Devolver a mistura à panela e aquecer novamente, mexendo com uma vara de arames até o creme engrossar;

* Deixar esfriar e reservar;

* Para o chantilly bater as natas e o açúcar até a mistura ficar bem firme;

* Partir o bolo em dois com uma faca e cobrir a metade inferior com metade do lemon curd;

* Cobrir com a metade superior, com o lemon curd restante e com o chantilly.



Esta receita de lemon curd da Saveurs é uma delícia para os amantes do sabor bem ácido do limão, mas pode tornar-se agressiva para quem gosta de sabores mais suaves. O chantilly ajuda a cortar um bocadinho da acidez, mas não faz milagres - por isso se estiverem na dúvida experimentem com outra receita de lemon curd menos forte como esta que tenho aqui. Como eu sabia que as minhas cobaias eram loucas por limão (olá Drª Carla!) arrisquei, e o facto de só ter sobrado a fatia anã da fotografia (e porque eu pedi especificamente para sobrar uma fatia para eu fotografar!) faz-me suspeitar que foi uma óptima decisão :D

Tenham um óptimo fim-de-semana! :D