4 de agosto de 2014

Queques saudáveis de amendoim e cacau para uma miúda fit :)

This is ten percent luck, twenty percent skill,
Fifteen percent concentrated power of will,
Five percent pleasure, fifty percent pain,
And a hundred percent reason to remember the name.

Fort Minor


Sempre me dei melhor com os rapazes do que com as raparigas, e por isso sempre tive mais amigos rapazes. Eu sei que não tenho o típico estilo 'maria-rapaz', mas confesso que a simplicidade com que os homens vêem a vida me atrai e acho que eles são mais honestos, verdadeiros e leais como amigos.

(Talvez nunca tenha conhecido as raparigas certas.)

Com os anos estas amizades permitiram-me aprender muitas coisas. E hoje decidi partilhar uma delas convosco.


Os homens não querem saber da nossa imagem - o que os atrai são raparigas confiantes, engraçadas, inteligentes e carinhosas. Na verdade eles borrifam-se para o facto de sermos magras ou gordas, termos maminhas grandes ou pequenas e termos as unhas pintadas ou não: por outro lado, sempre ouvi os meus amigos dizerem que nada é mais bonito ou excitante do que um sorriso.

No fundo acho que todas sabemos isto, mas insistimos permanentemente no contrário. E pelo caminho continuamos a forçar-nos umas às outras a perseguir ideais de beleza inatingíveis: há uns anos queríamos todas ser altas e magras, agora queremos todas ser saradas e fit. Para os homens? Não. Umas para as outras.

Questiono-me quando o objectivo passou de ser 'cativar o príncipe encantado' para ser 'eliminar as concorrentes todas'.


Eu já fui mais magra e isso não fez de mim uma pessoa mais feliz (na verdade até fez de mim uma pessoa bastante miserável). Agora gosto de mim todos os dias, com as minhas pequenas falhas e com as minhas ligeiras imperfeições. Porque é a felicidade que levo no sorriso que atrai os outros.

Mas isso não quer dizer que seja perfeita.


Há algumas semanas comecei a fazer musculação aos braços. Usei os pesos que o Pedro tem em casa e bastaram-me vinte minutos todos os dias para atingir o que queria: ficar com uns braços mais definidos para me sentir confiante e perfeita no meu vestido de noiva. Não o fiz porque adoro musculação, porque queria ficar jeitosa para os outros homens ou porque queria ser mais bonita do que as outras mulheres - fi-lo porque estava insegura com a minha imagem.

Hoje sei que no dia do meu casamento o meu sorriso vai ser o mesmo, com ou sem braços gordos. E sinto-me totó por ter cedido mais uma vez à pressão que coloco sobre mim própria.


Por isso hoje aqui estou. Não sou perfeita. Não pretendo sê-lo. E tento desculpar-me dizendo que todas as noivas ficam histéricas com uma imensidão de detalhes, e que no fundo até é vagamente louvável eu só ter ficado preocupada com isto.

Por isso hoje aqui estou. Braços mais definidos, sorriso aberto na mesma. E uma receita de queques ricos em proteína para dar uma ajudinha aos músculos.


Queques saudáveis de amendoim e cacau (receita adaptada do blog 'Sally's Baking Addiction')

Ingredientes (para doze queques):

* Duas bananas grandes bem maduras;
* Seis colheres de sopa de açúcar;
* Duas claras de ovo;
* Um iogurte natural;
* Duas colheres de chá de essência de baunilha;
* Oito colheres de sopa de farinha de trigo;
* Oito colheres de sopa de farinha de trigo integral;
* Oito colheres de sopa de cacau em pó magro;
* Uma pitada de sal;
* Uma colher de chá de fermento em pó;
* Uma colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Quatro colheres de sopa de pepitas de chocolate negro;
* Quatro colheres de sopa de manteiga de amendoim natural (usei a que fiz em casa);
* Quatro colheres de sopa de leite;

Confecção:

* Triturar muito bem as bananas e misturar o açúcar, as claras, o iogurte e a essência de baunilha;

* Numa tigela grande misturar bem a farinha, a farinha integral, o cacau em pó, o sal, o fermento, o bicarbonato de sódio e as pepitas de chocolate;

* Juntar os ingredientes líquidos nos ingredientes secos e misturar apenas até a massa ficar relativamente homogénea (sem misturar demasiado);

* Derreter a manteiga de amendoim com o leite no microondas;

* Dividir a massa pelas forminhas e colocar uma colher de chá de manteiga de amendoim em cada queque, mexendo com um palito para fazer o efeito marmoreado;

* Levar ao forno pré-aquecido a 220º durante sete minutos;

* Descer a temperatura do forno para os 190º e deixar cozinhar mais treze minutos;

* Deixar arrefecer sobre uma grade.


E para que não duvidem, aqui vai a tabela nutricional :) Os dados correspondem a um queque: 168 calorias (uma fatia de pão com 50g tem por volta de 150), 2g de gordura saturada natural dos amendoins (e já vimos que a gordura saturada não é o inimigo aqui), 28g de hidratos de carbono para dar energia e 10% da dose diária de fibra recomendada, mais de 5g de proteínas e 10% da dose necessária de ferro :)


Dos doze queques comemos seis ao longo de três dias (aguentaram-se razoavelmente bem) e congelei os outros seis para irmos comendo quando nos apetecesse :)

Até amanhã :D