9 de julho de 2014

Rissóis caseiros de farinheira no forno para uma noiva equilibrada :)

I'm kind of over getting told to throw my hands up in the air,
So there.
I'm kind of older than I was when I reveled without a care,
So there.

Lorde


Faltam menos de dois meses para o nosso casamento e está tudo a correr lindamente: já temos praticamente tudo adiantado, por isso agora só nos resta esperar tranquilamente que o tempo passe.

Os últimos meses não foram fáceis. Entre conciliar os preparativos do casamento com o estudo para o exame da especialidade, com o início do internato e com o lançamento do meu livro, honestamente quase fico com a sensação que o casamento acabou por ficar muitas vezes para segundo plano. Apesar disso, eventualmente as coisas foram ficando resolvidas e agora estamos todos extremamente zen (excepto a minha mãe, mas ela simplesmente não consegue ser relaxada).


Há várias razões pelas quais quero que o nosso dia chegue depressa. Quero poder cortar novamente o cabelo pelos ombros (não gosto de ter o cabelo comprido!), quero poder chamar ao Pedro 'o meu esposo', quero passar duas semanas a passear e a descansar na nossa lua-de-mel... E quero que as pessoas parem de me falar do meu vestido de noiva sempre que estou a comer um docinho.

Eu sei que não é por mal, mas confesso que este género de comentários já me cansam: parece que só porque vou casar é esperado (e até exigido!) que deixe de comer hidratos de carbono, que nunca coma uma sobremesa e que passe a alimentar-me unicamente de gelatinas e batidos detox.


De facto, eventualmente muitas das noivas que já conheci acabaram por render-se a alguma dessas maluquices para perder peso antes do casamento. Por outro lado, depois disso todas foram para a lua-de-mel decididas a encherem o bandulho de tudo aquilo de que se privaram nas semanas anteriores, o que como imaginam é um bocadinho contraproducente.

Eu não critico quem decide fazer uma dieta antes de casar, por mais rigorosa que seja. Não me parece que seja o meu lugar julgar os outros e não gosto de fazê-lo. Mas dispenso que exijam de mim o mesmo tipo de comportamento.


Por isso sim, vou continuar a comer docinhos, arroz, massa, batatas e feijão. Vou continuar a ter uma alimentação saudável para o corpo e para a alma, com ingredientes bons e saudáveis e o eventual pecadinho aqui e ali. E vou continuar a ignorar os comentários, porque garanto-vos que não são um gelado, uma bolacha de chocolate ou uma fatia de pavlova que me vão impedir de caber naquele vestido lindo.

Vai daí, fiz rissóis de farinheira. Dispensei o recheio com leite, farinha e manteiga, usei a farinheira ao natural e ainda os cozinhei no forno. No fim comi-os sem qualquer culpa e deliciei-me com o resultado. E pensei que vou ficar absolutamente radiante no meu vestido de noiva :D


Rissóis caseiros de farinheira no forno (receita da massa adaptada do site 'Sabor Intenso')

Ingredientes (para dez rissóis):

* 100g de farinha de trigo;
* 15g de manteiga sem sal;
* Casca de meio limão;
* 160ml de água;
* Uma farinheira;
* Um ovo batido;
* Pão ralado q.b.

Confecção:

* Colocar numa panela a água, a casca de limão e a manteiga e aquecer até ferver;

* Retirar a casca de limão, colocar a panela em lume brando e juntar a farinha;

* Misturar muito bom até que a massa fique homogénea e comece a descolar-se do fundo da panela;

* Retirar do lume e estender numa superfície bem enfarinhada;

* Polvilhar com farinha e amassar ligeiramente;

* Deixar arrefecer durante quinze minutos;

* Enfarinhar e amassar novamente até a massa ficar lisa;

* Estender com o rolo e colocar uma colher de chá de farinheira numa ponta da massa;

* Dobrar a massa e cortar com um copinho, unindo bem as pontas;

* Passar os rissóis por ovo batido e seguidamente pelo pão ralado;

* Levar ao forno pré-aquecido a 190º durante aproximadamente trinta minutos.


Espero que gostem! :)