17 de julho de 2014

Frango assado com limão para uma emergência... Televisiva!

Cause I've seen love die way too many times
When it deserved to be alive.
I've seen you cry way too many times
When you deserve to be alive.
So you give up every chance you get,
Just to feel new again.

I think we have an emergency,
I think we have an emergency.

Paramore


É habitual as pessoas dizerem-me que não conseguiriam ser médicas porque não saberiam como reagir em situações de emergência, e de facto reconheço que não é nada fácil. Por outro lado, julgo que esta é uma capacidade que se vai adquirindo com algum treino, e se antigamente confesso que ficava completamente bloqueada quando acontecia algum imprevisto, hoje já consigo reagir de forma relativamente rápida (embora ainda esteja a anos-luz de conseguir reagir de uma forma adequada).


Um dia estava a trabalhar e a responsável de comunicação da editora ligou a dizer que a TVI me tinha convidado para ser entrevistada no telejornal da manhã. E juro-vos, na altura tive que pôr em prática todo o treino de reacção a emergências que já tive.

Depois da minha experiência traumática no 'Jogo Duplo' tinha jurado que nunca mais punha os pés na televisão e até já tinha transmitido isso à editora. Mas naquele momento nada disso me ocorreu: não pensei nas minhas dúvidas, não me foquei nas minhas inseguranças e não temi as consequências. Simplesmente respirei fundo e pensei no que seria melhor para mim e para o meu livro. E disse que sim.


Por isso aqui têm: não deixem que a incapacidade para lidar com imprevistos ou com emergências vos demova de uma possível carreira na medicina. Tudo se treina e tudo se consegue. Basta alguma prática, uma certa impulsividade, uma grande capacidade de arriscar e uma caixa torácica forte o suficiente para aguentar uma respiração bem funda.

E se não vos apetecer arriscar, façam frango assado com limão. Porque é impossível que isto corra mal.


Frango assado com limão

Ingredientes (para duas pessoas):

* 250g de peito de frango cortado em cubos;
* Um limão;
* Meia cebola picada;
* Uma colher de chá de paprika;
* Uma colher de chá de pimentão-doce;
* Uma pitada de sal;
* Uma pitada de piri-piri;
* Um fio de azeite.

Confecção:

* Num tabuleiro do forno misturar o frango com o sumo de limão, a cebola picada, a paprika, o pimentão-doce, o sal e o piri-piri;

* Cobrir com um fio de azeite e com as rodelas de limão;

* Levar ao forno pré-aquecido a 190º durante aproximadamente trinta minutos.



Até amanhã! :D