25 de julho de 2014

Dois brigadeiros diferentes para uma irmã babada :)

Well it's true that we love one another,
I love Jack White like a little brother.
Well Holly I love you too,
But there's just so much that I don't know about you.

The White Stripes


No último fim-de-semana das minhas férias decidi ir para casa dos meus pais no Porto e apanhei o meu irmão em pleno estudo para os exames nacionais.

Já lá vão uns anos desde que passei pelos exames nacionais, e honestamente acho que tinha reprimido essas memórias. Mas assistir ao sofrimento do meu irmão trouxe de volta todos aqueles dias que eu passei à volta dos livros de texto, dos livros de exames, de fichas de trabalho, de testes antigos e de exames de anos anteriores. E fiquei com imensa pena dele.


Tratei de fazer tudo o que conseguia para tornar a demanda dele um bocadinho mais fácil. Não fazia barulho, não ligava a televisão da sala e fazia-lhe lanchinhos apetitosos. Não tentava desencaminhá-lo para a piscina (pronto, ok, tentei só uma ou duas vezes) e nem sequer falava de todos os episódios de Sobrenatural que podíamos estar a ver. Simplesmente ficava quietinha e dava-lhe todo o carinho e apoio emocional de que ele precisava.


Neste dia o meu irmão pediu-me que eu fizesse brigadeiros de coco, e eu saltei imediatamente do sofá. Fiz leite condensado caseiro, misturei o coco e deixei a mistura a solidificar no frigorífico. E qual não é o meu espanto quando dei com o meu irmão a comer a mistura... À colher.

Eu já sabia da existência de brigadeiros de colher, mas confesso que a ideia nunca me atraiu (e continua a não me atrair) particularmente. Por outro lado o meu irmão delirou com o creme, de tal forma que até ficou desconsolado quando efectivamente eu fiz brigadeiros a sério algumas horas depois.


No fim o meu irmão saiu-se lindamente e teve notas muito boas nos exames nacionais. E entre o rio de baba e as lágrimas de orgulho que teimam em espreitar eu sinto-me muito feliz por ter feito parte desta maratona de esforço e de emoções.

Parabéns pequenino :)


Brigadeiro de coco de colher e brigadeiros de cacau e coco

Ingredientes (para uma taça):

* Uma lata de leite condensado caseiro ou de compra (receita do leite condensado caseiro aqui);
* 100g de coco ralado;
* Três colheres de sopa de manteiga;
* Cacau em pó q.b.

Confecção:

* Juntar todos os ingredientes e levar a aquecer, mexendo sempre até ficarem em ponto de estrada;

* Colocar num recipiente e deixar arrefecer;

* Polvilhar com coco ralado e servir;

* Para formar os brigadeiros de cacau e coco, juntar aos poucos o cacau em pó e misturar no creme até que se consiga manobrar bem (devo ter usado uns cinquenta a cem gramas);

* Formar bolinhas e levar ao frigorífico até servir.


Tenham um óptimo fim-de-semana :D