11 de julho de 2014

Crème Caramel com molho de café para uma prendinha especial :)

Life is uncertain. Eat dessert first.

Ernestine Ulmer


Quando temos um blog de culinária é inevitável que eventualmente comecem a surgir convites de marcas para recebermos os seus produtos e publicarmos a nossa opinião.

Eu já tive várias fases: já declinei amavelmente todos os convites, já aceitei quase todos os produtos e agora sou muito criteriosa em relação às marcas a que me associo. 

Esta minha posição actual tem várias razões: quero mostrar-vos coisas interessantes que talvez não conheçam, quero experimentar produtos que de outra forma não experimentaria com receio de não gostar e quero diversificar os meus conteúdos e as minhas receitas. Por outro lado, recuso-me a transformar o meu blog num desfile de marcas, não aceito produtos que não utilizo ou não gosto e não acho justo aceitar parcerias com marcas quando não há nitidamente espaço para elas no momento (como agora, em que ando ocupada com o livro). 


Vai daí, quando recebi o contacto da Werther's Original estive muito tentada a dizer-lhes que não. Há provavelmente milhares de anos que não comia caramelos, não achei que fizesse sentido no estilo do blog e não me queria prender à obrigação de fazer duas ou três receitas só porque tinha os caramelos em casa. 

Mas depois os meus olhinhos bateram nos caramelos sem açúcar e a tentação falou mais alto. Aceitei o convite, mas pedi que só me fossem enviadas duas embalagens de caramelos sem açúcar - uma de caramelos de nata e outra de caramelos de café. Abstive-me de participar no passatempo que eles estavam a promover e decidi esperar até que a inspiração me batesse em cheio. 

E oh meu Deus, se bateu. 


O Crème Caramel não é uma sobremesa consensual. É leve e suave, pouco doce e nada enjoativa - resumidamente, o exemplo perfeito de uma sobremesa francesa. Imprópria para os muito gulosos, garanto que vai convencer os que gostam de sobremesas deliciosas mas saudáveis :D O toque de café dos caramelos vai fazer-vos renderem-se, e desconfio que esta sobremesa fácil e inocente vai começar a fazer parte dos vossos prazeres de Domingo :D 


Crème Caramel com molho de café (receita adaptada do blog 'Chef Nini')

Ingredientes (para duas tacinhas): 

* 150ml de leite;
* Um ovo;
* 15g de açúcar;
* Dez mini-caramelos de café (usei Werther's original sem açúcar);
* Quatro colheres de sopa de leite.

Confecção: 

* Bater o ovo com o açúcar e adicionar o leite morno, misturando bem;

* Levar a aquecer em lume brando os caramelos com o leite até que fiquem derretidos;

* Colocar o molho de caramelo nos ramequins untados;

* Cobrir com o leite;

* Levar ao forno pré-aquecido a 160º sobre um tabuleiro coberto até metade com água;

* Deixar cozinhar durante 50 minutos e retirar;

* Deixar arrefecer completamente e levar ao frio durante pelo menos duas horas;

* Desenformar com a ajuda de uma faca e servir. 

  
Tenham um óptimo fim-de-semana :D