6 de junho de 2014

Pavlova de cacau com chantilly, curd de maracujá, framboesas e amoras para o meu propósito :)

Been there, done that, messed around.
I'm having fun, don't put me down.
I'll never let you sweep me off my feet.

This time, baby, I'll be bulletproof.

La Roux


Um dia vou ter a minha própria quinta. Na minha quinta vou ter galinhas, porquinhos, vaquinhas e ovelhinhas e vou ter um pomar onde vou cultivar a minha própria fruta e uma horta onde vou plantar os meus próprios legumes.


Um dia vou ter a minha loja de queques, feitos quase exclusivamente com ingredientes da minha quinta (cheira-me que vou ter de continuar a comprar fermento). A minha loja vai chamar-se 'Queques da Quinta' e vai ter todos os dias queques caseiros diferentes e deliciosos feitos por mim. 


Um dia vou ter a minha própria instituição de apoio a doentes com distúrbios do comportamento alimentar, onde eles possam passar semanas na minha quinta rodeados pela imensidão relaxante da natureza, pela beleza das coisas simples e pelo cheirinho divinal dos meus queques. E como futura psiquiatra (esperemos) vou ajudá-los a encontrar o seu próprio percurso, a percorrer o seu caminho e a atingir finalmente a liberdade.

Eu sempre disse que os queques tinham um efeito curativo, vamos lá por isto em prática :)


Espero um dia conseguir realizar todos estes sonhos. Espero conseguir conciliar ser médica, ser especialista em queques e ser dona de vaquinhas. Espero conseguir transmitir aos outros o quão libertador e empolgante é ter um propósito (ou vários) na vida.

E espero que alguém muito especial para mim perceba que os propósitos podem demorar algum tempo a realizar-se, mas que isso não implica que não possamos esperar pela altura certa :) 


Enquanto espero pela altura certa vou fazendo o que está ao meu alcance: espero pela escolha da especialidade (que será em Dezembro), procuro pós-graduações em distúrbios do comportamento alimentar, faço listas das pessoas que me podem ajudar neste projecto, informo-me sobre os preços das quintas... E guardo todo o dinheiro que ganho com o livro para conseguir realizar este sonho, que a partir de agora é também um bocadinho vosso (ou, pelo menos, de quem compra o meu livro!) :) 


Em jeito de celebração, decidi fazer para um jantar de amigos uma sobremesa tão degradante como esta pavlova de cacau com chantilly, curd de maracujá, framboesas e amoras. E juntos celebrámos o início de um projecto, de um longo percurso e de um sonho. Porque o que interessa é a meta, mas isso não quer dizer que não se celebre o início da viagem. E porque uma maratona começa sempre com um único passo :)


Pavlova de cacau com chantilly, curd de maracujá, framboesas e amoras

Ingredientes: 

* Seis claras;
* 320g de açúcar;
* Três colheres de chá de amido de milho (farinha maizena);
* Três colheres de chá de vinagre;
* Três colheres de sopa de cacau em pó;

Para a cobertura:
* 200ml de natas;
* Três colheres de sopa de açúcar;
* Amoras e framboesas a gosto.

Confecção:

* Pré-aquecer o forno nos 150º;

* Bater as claras em castelo, mas sem as deixar demasiado duras;

* Acrescentar o açúcar aos poucos, continuando a bater;

* Continuar a bater até as claras ficarem completamente duras e muito brilhantes;

* Acrescentar o amido de milho, o cacau em pó e o vinagre e envolver bem com uma vara de arames;

* Forrar um tabuleiro com papel vegetal e desenhar um círculo com aproximadamente 20cm de diâmetro;

* Colocar as claras dentro do círculo e moldar com uma espátula até ficarem com a forma de um bolo;

* Levar a pavlova ao forno e reduzir a temperatura para 120º;

* Deixar cozinhar durante 1.20h, sem abrir a porta do forno;

* Desligar o forno e deixar a pavlova arrefecer completamente antes de a retirar (normalmente deixo a pavlova no forno durante toda a noite);

* Bater as natas com o açúcar até ficarem bem firmes;

* Colocar no centro da pavlova e cobrir com o curd de maracujá, as framboesas e as amoras.

No dia seguinte a pavlova fica sempre com um aspecto um bocadinho 'nhé', mas queria que vocês vissem o interior :)
Todos os lucros da venda do meu livro vão reverter a favor da minha futura instituição. Enquanto eu não fico crescida e me torno uma psiquiatra a sério, peço-vos que tentem ajudar como conseguem: estando atentos aos vossos familiares e amigos e dando o apoio e o carinho necessários às pessoas que conhecem e que possam estar a passar por um distúrbio do comportamento alimentar. Os DCA são cada vez mais frequentes na nossa sociedade (por causa de tantas razões que podia fazer uma tese de doutoramento sobre elas) e não são manias ou parvoíces: têm consequências graves que podem inclusivamente provocar a morte. Por isso não julguem e estejam presentes para ajudar quem precisa :)

  
Tenham um óptimo fim-de-semana :)