18 de junho de 2014

Croissants de alheira, mozzarella e pesto vermelho para uma ida à televisão! :)

Who wants to wallow in champagne? I don't!
Who wants a supersonic plane? I don't!
Who wants a private landing feel through? I don't!
And I don't 'cause all I want is you.

Frank Sinatra


Há dois meses a avó do Pedro inscreveu-o no 'Quem Quer Ser Milionário' e ele foi contactado. Respondeu a um questionário, enviou algumas fotos e foi seleccionado para ir ao programa.

Ficámos imensamente felizes e expectantes. O Pedro é a pessoa mais inteligente que eu conheço e domina bem à vontade temas como a história, a geografia e a música, por isso estávamos relativamente confiantes que a experiência ia correr bem.

Naquele dia reuni uma task force de apoio ao Pedro cá em casa. O Bernardo trouxe macarons da Arcádia (tão bons!), eu comprei batatinhas fritas de presunto e decidi fazer estes croissants deliciosos com alheira, mozzarella e pesto vermelho. E enquanto enchíamos a barriga de coisinhas boas estávamos sempre atentos ao telefone, para estarmos prontos a atender quando o Pedro ligasse a pedir ajuda.

Mas o telefonema não chegou.


Em vez disso, quando o telefone eventualmente tocou ouvi a voz resignada e tristonha do Pedro do outro lado. Não tinha passado na prova do dedo rápido.

Na verdade foi um caso de puro azar: a primeira pergunta era para organizar os filmes do Jack Nicholson por ordem cronológica (e o Pedro trocou o 'Shining' com o 'One Flew Over The Cuckoo's Nest') e a segunda era para organizar as patentes do exército por ordem de importância (e ele trocou o coronel com o tenente-coronel).

Bem, a vida é assim mesmo.

Quando ele chegou a casa, abatido e cansado, foram estes croissants que salvaram o dia. E foi a devorá-los que conversámos, rimos e nos perdemos em mimos.

Naquele dia não ganhámos dinheiro, mas não faz mal porque temos algo incomparavelmente melhor: temo-nos um ao outro.


Croissants de alheira, mozzarella e pesto vermelho

Ingredientes (para seis croissants):

* Uma placa de massa folhada própria para croissants (ou uma placa normal cortada em triângulos);
* Uma gema batida com duas colheres de sopa de água;
* Uma alheira de peru sem pele;
* Queijo mozzarella ralado q.b.;
* Seis colheres de chá de pesto vermelho.

Confecção:

* Pincelar os lados da massa folhada com o ovo batido;

* Colocar um pedaço de alheira, algum queijo ralado e uma colher de chá de pesto vermelho do lado mais largo do triângulo;

* Enrolar no sentido da ponta, até ficar com forma de croissant;

* Colocar num tabuleiro do forno coberto com papel vegetal e pincelar novamente com o ovo batido;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante quinze minutos (vão verificando).

As fotos não são muitas nem estão particularmente inspiradas porque tinha convidados cá em casa e fico sempre inibida quando tenho que fotografar os meus pratos em frente a outras pessoas. De qualquer das formas, garanto que estes croissants ficaram mesmo divinais :D

Até amanhã! :D