11 de junho de 2014

Boeuf Bourguignon para uma indecisão!

I still remember how it all changed...
My father said:
Don't you worry, don't you worry child.
See, heaven's got a plan for you.
Don't you worry, don't you worry now.

Swedish House Mafia


Em Dezembro deste ano (daqui a seis meses, portanto) vou escolher a especialidade que vou seguir, naquele que será o culminar de um ano cheio de mudanças, decisões difíceis e autênticas bombas atómicas de emoções.

Sabia quando bateu a última badalada do relógio em 2013 que o ano seguinte ia mudar a minha vida. Sabia que quando batesse a última badalada do relógio em 2014 ia estar casada, a entrar no internato da especialidade e a sentir-me tremendamente orgulhosa com o meu livro. Só não sabia que ia estar assim tão assoberbada e indecisa.


Se os meus pensamentos se pudessem dividir por uma semana, isto passar-se-ia mais ou menos assim:

* Segunda-feira: Eu vou tããããão ser psiquiatra! Psiquiatria é a especialidade mais fixe de sempre!
* Terça-feira: Mmm, mas será que Medicina Geral e Familiar não é um bocadinho menos deprimente (e posso ver pessoas maluquinhas na mesma)?
* Quarta-feira: Mas depois como é que tinha a minha instituição de apoio a pessoas com distúrbios do comportamento alimentar? Só se for para psiquiatria!
* Quinta-feira: Por outro lado, não gosto lá muito de trabalhar num hospital. Estar mais perto da população era mais giro, e além disso podia ver bebés, crianças, adolescentes, adultos e idosos.
* Sexta-feira: Pois, mas eu gosto mesmo é dos maluquinhos.
* Sábado: E se eu própria fico mais maluquinha? E se me arrependo? E se afinal não gosto? E se?
* Domingo: Olha, infecciologia também é uma especialidade muito gira!

(E o ciclo repete-se.)


Pois é - parece que a escolha da especialidade não vai ser assim tão linear, e acho que vou ser daquelas pessoas irritantes que fica indecisa até ao último segundo. Por um lado há anos que quero ser psiquiatra, mas por outro continuo a ter algumas dúvidas sobre se é a melhor especialidade para mim - tudo isto misturado com o medo de ser a especialidade ideal para mim mas eu não conseguir lá entrar.

Eu não estou nada habituada a esta sensação, confesso. Normalmente sou muito intuitiva nas minhas decisões e é muito raro andar semanas ou meses indecisa entre as várias alternativas - simplesmente faço o que sinto que é certo e nunca mais penso no assunto.


O problema é que agora não é assim tão fácil, e se à Segunda-feira tenho a certeza que quero ser psiquiatra, à Terça-feira já me questiono se não seria melhor ir para Medicina Geral e Familiar. Como diria a minha avó, estou como a tola no meio da ponte: não sei para que lado quero ou devo ir.

Acontece o mesmo em relação ao meu prato preferido: dir-vos-ei irrevogavelmente que é o esparguete à bolonhesa, só para mudar de opinião sempre que como chili con carne ou Boeuf Bourguignon. Mas ao contrário da minha dúvida existencial com as especialidades, esta tem uma resolução bem mais simples: basta ir fazendo os três e deliciando-me com o resultado :D


Boeuf Bourguignon da Julia Child

Ingredientes (para duas pessoas):

* 250g de carne de vaca de boa qualidade (usei da pá);
* 250ml de vinho tinto;
* Uma cenoura cortada às rodelas;
* Uma cebola picada;
* Um dente de alho picado;
* Uma folha de louro;
* Salsa picada q.b.;
* Uma colher de chá rasa de tomilho;
* Um fio de azeite;
* 80g de bacon em cubinhos (opcional);
* 100ml de água ou caldo de carne;
* Três colheres de sopa de molho de tomate.

Confecção:

* No dia anterior à confecção fazer uma marinada com a carne, o vinho tinto, a cenoura às rodelas, a cebola picada, o alho picado, o louro, a salsa picada e o tomilho;

* Tirar a carne da marinada e enxaguá-la bem com um pano, espremendo um pouco para retirar o excesso de líquido;

* Aquecer um fio de azeite e refogar o bacon;

* Juntar a carne e deixar refogar;

* Acrescentar o líquido da marinada, a água ou o caldo de carne e o molho de tomate;

* Deixar ferver, tapar a panela e levar ao forno pré-aquecido a 160º durante três horas;

* Mexer de longe a longe e se necessário adicionar mais caldo ou água.

Até amanhã! :D