4 de junho de 2014

Barrinhas de aveia, sésamo e linhaça. E salvar uma vida.

Where did I go wrong? I lost a friend,
Somewhere along in the bitterness.
And I would have stayed up with you all night,
Had I known how to save a life.

The Fray


Em 2007 eu e o Pedro inscrevemo-nos no registo de dadores de medula óssea. A palestra do CEDACE fazia parte das nossas actividades das praxes (porque nem todas as praxes são más, sabiam?), e naquela altura praticamente todos os nossos colegas se inscreveram sem hesitar.

Um dia o telefone do Pedro tocou. Havia um receptor compatível com a medula dele.


Fiquei tão entusiasmada que à primeira vista parecia que era eu que ia salvar uma vida. Depois fiquei incrivelmente orgulhosa por ter ao meu lado alguém disponível para dar um passo tão importante. Depois fiquei um bocadinho assustada com as possíveis consequências de uma doação de medula. E por fim fiquei apenas assoberbada com a importância de um gesto tão pequeno, mas tão imprescindível para o tratamento de alguém.

Quando contámos aos nossos colegas e familiares as opiniões dividiram-se. Houve quem ficasse indiferente, houve quem tivesse ficado tão histérico quanto nós, houve quem ficasse assustado e houve até quem dissesse que era um risco demasiado grande para correr por alguém que não conhecemos de lado nenhum. Mas o Pedro continuou, impávido e sereno, certo de um gesto para o qual foi treinado nos últimos sete anos: salvar uma vida.


Sabemos os riscos. Sabemos as desvantagens. Sabemos que se o Pedro reagir mal à medicação e sentir efeitos secundários chatos podemos ter que cancelar a nossa lua-de-mel. Sabemos que há a possibilidade de ele ficar com dores. Mas também sabemos que a única vantagem que há faz tudo valer a pena: o Pedro vai salvar a vida a alguém.


E eu? Eu vou fazendo a minha parte. Trato bem dele, apoio-o, motivo-o e obrigo-o a comer bem. Cá em casa abundam agora os bifinhos de vaca grelhados (desculpem vaquinhas) e as sementes de todos os tipos e feitios.

Foi assim que surgiram estas barrinhas - pequeninas, mas saudáveis e deliciosas. Também elas tiveram um pequenino papel nesta nossa grande aventura :D


Barrinhas de aveia, sésamo e linhaça

Ingredientes:

* Seis colheres de sopa de manteiga de amendoim caseira ou de compra;
* Seis colheres de sopa de mel;
* Uma chávena de flocos de aveia integrais;
* Meia chávena de sementes de linhaça inteiras;
* Meia chávena de sementes de sésamo.

Confecção:

* Numa tigela misturar todos os ingredientes;

* Colocar numa forma rectangular coberta com papel vegetal e calcar bem;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante trinta minutos (o tempo depende da espessura das barrinhas);

* Retirar do forno e deixar arrefecer completamente dentro do tabuleiro;

* Cortar em barrinhas.


Até amanhã! :D