16 de maio de 2014

Mousse de chocolate e café para escapar do trabalho :)

Nobody said it was easy,
It's such a shame for us to part.
Nobody said it was easy,
No one ever said it would be this hard.
Oh, take me back to the start.

Coldplay


Estava de banco há doze horas quando os bombeiros trouxeram uma adolescente de quinze anos que tinha engolido uma data de comprimidos.

Talvez isto soe mórbido, mas inicialmente fiquei contente. Nunca tinha visto a abordagem de uma intoxicação medicamentosa voluntária na urgência e tinha a oportunidade de assistir a algo que realmente me interessa - não é que criancinhas com otites não sejam giras, mas eu quero ir para psiquiatria e lá não há muitas crianças doentes :)


A miúda vinha com a mãe, que estava obviamente muito aflita. Tirámos a mãe da sala e começámos o procedimento com a lavagem do estômago e a lavagem com carvão activado (uma papa preta). A miúda esperneava, gritava e chorava. Do lado de fora ouvíamos a mãe a chorar.

Aquilo foi sem sombra de dúvida uma das coisas mais horríveis a que tive de assistir. E - acreditem em mim - eu já vi muitas coisas horríveis.


Quando a miúda estabilizou fui falar com ela para saber o que realmente tinha acontecido. Falámos as duas sozinhas, depois estive só com os pais dela e depois estivemos a conversar os quatro.

No total estive mais de uma hora com eles. E quando saí daquela sala pensei que não ia conseguir aguentar ser psiquiatra e viver todos os dias rodeada de histórias tão deprimentes como aquela.

Até que eventualmente percebi que o segredo não é aprender a lidar com histórias deprimentes, mas saber como as deixar para trás quando saímos pela porta do hospital directamente de volta para a nossa própria vida feliz.


E por isso saí pela porta e fiz uma sobremesa para a Erica e o Zé: uma mousse simples que acabou por dar imenso trabalho porque a batedeira avariou-se e acabámos todos a bater as claras em castelo à mão.

Porque a vida é assim mesmo: as escolhas simples tornam-se complicadas e as escolhas complicadas revelam-se simples. O que importa é que nunca nos esqueçamos do caminho de saída e de volta para a nossa própria vida.


Mousse de chocolate e café

Ingredientes (para cinco copinhos individuais):

* Seis ovos separados;
* 75g de açúcar;
* 200g de chocolate;
* 50g de manteiga;
* Um café expresso.

Confecção:

* Bater as gemas com o açúcar até formar um creme claro e espumoso;

* Derreter o chocolate juntamente com a manteiga no microondas ou em banho-maria, mexendo de trinta em trinta segundos;

* Juntar o chocolate com o creme de gemas e açúcar e bater bem;

* Bater as claras em castelo e incorporar cuidadosamente na mistura, com movimentos suaves de cima para baixo;

* Juntar o café e envolver lentamente;

* Refrigerar até servir.



Tenham um óptimo fim-de-semana :D