23 de maio de 2014

Limonada e a pior corrida de sempre!

Crack the shutters open wide,
I wanna bathe you in the light of day.
And just watch you as the rays
Tangle up around your face and body.

I could sit for hours finding new ways
To be awed each minute.
'Cause the daylight seems to want you,
Just as much as I want you.

Snow Patrol


Para quem acompanha de perto o blog e a página de Facebook já se tornou óbvio que comecei a tornar-me uma maluquinha das corridas.

Gostava sinceramente de vos contar uma história bonita e inspiradora sobre como comecei a correr. Gostava de vos contar que tive uma epifania com a minha consulta da medicina do trabalho e que percebi que tinha mesmo de voltar a fazer actividade física mais a sério depois de ter passado um milénio parada a estudar para o exame da especialidade. Mas na verdade não foi nada disso que aconteceu.


A verdade é que a epifania aconteceu durante a minha primeira aula de canto. Logo nos primeiros cinco minutos a professora disse que o canto era extremamente exigente fisicamente e que os cantores líricos eram inclusivamente considerados atletas de alta competição. É claro que eu pensei logo algo do género:

'Pffff mas quão difícil pode ser isto? É só saber controlar a respiração!'.

Nos vinte minutos seguintes teria engolido todas aquelas palavras, se tivesse energia para isso.


Saí da aula tão acabada fisicamente que percebi que sim, estava na altura de agir. Deixar o carro longe no parque de estacionamento, ir ao supermercado a pé e subir pelas escadas no hospital já não chegava: eu precisava mesmo era de actividade física a sério, e de preferência uma que me ajudasse a desenvolver os músculos respiratórios.

No dia seguinte fui comprar umas sapatilhas decentes e aconteceu a segunda epifania: apaixonei-me por umas sapatilhas de corrida. Reconheço que neste ponto do percurso o Pedro considerou internar-me compulsivamente no serviço de psiquiatria ou chamar um padre para me fazer um exorcismo, mas eu estava determinada: ia mesmo começar a correr.

Desde então tenho corrido seis dias por semana. Como não tenho muito tempo disponível opto por correr apenas dois quilómetros por dia, e geralmente faço a minha pausa no dia em que estou de banco. Corro à volta do quarteirão, sempre com o mesmo percurso, acompanhada pelo Pedro ou sozinha. Normalmente corro à noite (quando está mais fresquinho e tenho mais tempo livre), tirando nos dias em que corro sozinha e em que opto por correr à tarde (ainda sou uma menina do campo com medo de viver na cidade grande).

E confesso-vos que tudo tem corrido bem melhor do que eu estava à espera. Mas não neste dia em particular.


Neste dia decidimos ir correr para a Quinta das Conchas e fazer um piquenique depois. Como não conhecíamos tão bem o percurso decidimos correr apenas quinze minutos, e lá parti eu cheia de animação.

Não sei o que aconteceu, mas nunca correr me custou tanto. Estava calor, o tempo nunca mais passava, por todo o lado havia gente com gelados apetitosos na mão (os idiotas!), o piso era irregular, doía-me a barriga, tinha sede e só me apetecia parar, cruzar os braços e  não mexer nem mais um músculo. A dada altura o Pedro disse que faltavam dois minutos e saí um bocadinho do meu estado de sofrimento atroz, só para continuar a arrastar-me naqueles que foram os dois minutos mais longos de toda a minha vida.

Quando acabámos caí de joelhos no meio da terra, sem forças e com o orgulho na lama. Depois fomos ao carro buscar a comida e eu sentei-me no chão amuada e derrotada. E tudo isso desapareceu quando bebi um gole desta limonada bem geladinha.


No dia seguinte fui correr à volta do quarteirão. Sem calor, sem pessoas, sem gelados e com o alcatrão direitinho. E uma parte de mim sentiu pena por, no fim, por não me poder novamente presentear com esta limonada deliciosa.

Mas foi uma parte pequenina, confesso. É que enquanto me lembrar disto nunca mais corro naquele sítio do demónio.


Limonada (receita adaptada do blog 'Simply So Good')

Ingredientes (para um litro):

* Meia chávena de açúcar amarelo (a minha limonada ficou mais escura por causa disto, se preferirem podem usar açúcar branco);
* Meia chávena de água;
* Raspa de meio limão;
* Meia chávena de sumo de limão;

Confecção:

* Juntar o açúcar e a água numa panela e aquecer em lume brando, mexendo lentamente;

* Deixar a mistura ferver durante cinco minutos, retirar do lume e deixar arrefecer ligeiramente;

* Juntar o sumo de limão e a raspa de limão e deixar arrefecer completamente;

* Acrescentar 600ml de água (eu juntei uma cerveja de limão e o restante de água).




Espero que gostem e bom fim-de-semana! :D