20 de maio de 2014

Iogurtes de mel e nozes para um elemento da família :)

Because when the sun shines, we'll shine together,
Told you I'll be here forever,
Said I'll always be your friend,
Took an oath, I'ma stick it out to the end.

Now that it's raining more than ever,
Know that we'll still have each other,
You can stand under my umbrella.

Rihanna (versão bem mais gira pelos All Time Low aqui)


Na véspera da minha partida para Londres recebi uma chamada da minha mãe, que me contou que a Liby (a nossa gata, que está em casa dos meus pais) tinha caído da varanda. Os meus pais vivem a 300km de mim, num terceiro andar bastante alto.


A Liby ficou obviamente em estado de choque e foi prontamente levada ao veterinário pela minha família (que estava ainda mais em choque do que a pobre gata). Foi sedada e observada, fez um montão de exames que não revelaram qualquer dano estrutural e teve alta com indicação para ficar em observação em casa.

Quando a minha mãe me ligou o pior já tinha passado. Eles estavam mais calmos, a Liby também (embora estivesse muito sonolenta) e tudo estava aparentemente resolvido.


Eu fiquei preocupadíssima. Fiquei tão ansiosa que vomitei o jantar, passei meia hora a tremer de medo e liguei à Joana e ao Bernardo a dizer-lhes que já não ia a Londres. Peguei nas chaves do carro e estava pronta para sair disparada e conduzir três horas até casa dos meus pais (onde ia chegar à uma da manhã) quando o Pedro (que estava de banco) chegou e me acalmou.


Falei com a minha família e todos concordaram que não fazia sentido eu cancelar a minha viagem a Londres. A gata estava bem, eles também e tudo não tinha passado de um grande susto. Senti na voz da minha mãe que tudo estava bem e pude finalmente respirar fundo.

Durante a viagem liguei todos os dias para casa para saber como estava a Liby, que felizmente voltou num ápice ao seu habitual estado 'quero-andar-aos-pinotes-por-todo-o-lado'.


Alguns dias depois lembrei-me de um comentário que li um dia num blog. Dizia a dita pessoa que 'os cães são família, os gatos são animais de estimação'.

E pensei que gostava mesmo que essa pessoa tivesse estado cá em casa no dia em a Liby caiu da varanda. Gostava que ela me tivesse dito aí que um gato é apenas um animal de estimação. E gostava de ter acreditado nela, porque sofremos todos tanto com este episódio que isso só pode ser explicado pelo facto da Liby já fazer parte da nossa família.


Quando finalmente acalmei dediquei toda a minha concentração a abstrair-me da ansiedade das últimas horas e decidi fazer iogurtes (embora já fossem umas duas da manhã). Pus em prática uma ideia que tinha há séculos, e assim nasceram estes iogurtes de mel e nozes.

E juro-vos: que iogurtes! Estes pequenos pedacinhos de céu fizeram um sucesso estrondoso cá em casa, de tal forma que acabaram em apenas três dias. Ficaram cremosos e deliciosos, e cada colherada fez-me enlouquecer de vontade de repetir a receita até ao fim dos meus dias.


A sério que durante longos segundos pensei dar um chuto no Pedro e passar o resto da minha vida feliz ao lado destes iogurtes maravilhosos. Mas depois lembrei-me que os iogurtes têm um prazo de validade, por isso tivemos só um fugaz e intenso caso extraconjugal :D


Iogurtes de mel e nozes

Ingredientes (para sete iogurtes):

* Um litro de leite fresco meio-gordo;
* Três colheres de sopa de leite em pó;
* Três colheres de sopa de açúcar;
* Um iogurte natural;
* Mel q.b.;
* Nozes esmagadas em pedaços pequeninos q.b.

Confecção:

* Num tacho colocar o leite fresco, o leite em pó e o açúcar e mexer com uma vara de arames;

* Levar ao lume até ferver e deixar arrefecer;

* Quando estiver morno juntar o iogurte, misturando com a vara de arames;

* Distribuir o me e as nozes pelos copinhos e misturar;

* Cobrir com o leite e levar à iogurteira durante cerca de dez horas;

* Transferir para o frigorífico durante pelo menos quatro horas.

* Apaixonar-se! :D



Tenham uma boa Yogurt Tuesday :D