22 de maio de 2014

Almôndegas de frango e queijo para um paladar refinado :D

I never pretend to be something I'm not.
You get what you see, when you see what I've got.
We live in the real world, I'm just a real girl,
I know exactly where I stand.

And all I can do is be true to myself,
I don't need permission from nobody else.
'Cause this is the real world, I'm not a little girl,
I know exactly who I am.

Mutya Buena


Acho que já deu para perceber que eu não sou uma pessoa de gostos particularmente refinados. Em casa dos meus pais sempre se comeu de forma simples (apesar da tendência do meu pai para fazer mixórdias pouco usuais), nunca fui muito fã de restaurantes gourmet e regra geral não faço em casa pratos extremamente complicados.

Sinceramente sempre tive alguma vergonha desta minha característica: afinal, é um bocadinho estranho uma blogger de culinária já com algum andamento continuar a ter como pratos preferidos coisas aborrecidas como o esparguete à bolonhesa (oh meu Deus tão bom), o chili de todas as formas e feitios e o arroz de frango no forno. É verdade que sou louca por Boeuf Borguignon (que merecia aparecer novamente no blog, desta vez com fotografias decentes), mas fora isso todos os pratos que fazemos cá em casa demoram no máximo quarenta minutos a ficarem prontos.


No geral não sou particularmente audaciosa na cozinha, grande parte porque até sou relativamente esquisitinha e moro com o Pedro, que é o rei da esquisitice. Não faz muito o meu estilo combinar sabores muito diferentes, embora adore misturar todo o tipo de especiarias.

Isso começou a mudar quando visitei o château onde vamos casar pela primeira vez. Se até aí torcia o nariz a todas as mixórdias estranhas que me tentassem impingir, desde então tornei-me numa fã de tempura de escargots com puré de ervilhas, pato com molho de framboesa e puré de cenoura e batata-doce, raviolis de manga e maracujá com gelado de ananás e bolacha de coco e salada de lagosta com manga, toranja, pepino e flores comestíveis, só para citar alguns dos pratos absolutamente estrondosos que experimentei.


Entretanto voltei e passei mais quatro dias a deliciar-se com comida francesa da boa (passo a redundância). E quando finamente regressei a casa... Atirei-me de cabeça para um prato de almôndegas.

Afinal, Roma e Pavia não se fizeram num dia e ainda tenho todo o tempo do mundo para apurar o meu paladar. Enquanto não me rendo definitivamente aos pratinhos gourmet, espero que gostem destas almôndegas aborrecidas mas deliciosas :D


Almôndegas de frango e queijo

Ingredientes (para duas pessoas):

* 200g de peito de frango picado;
* 75g de queijo ralado;
* Meia cebola picada;
* Dois dentes de alho picados;
* Uma colher de chá de mistura de especiarias italianas;
* Uma colher de chá de paprika;
* Uma colher de chá de pimentão-doce;
* Meia colher de chá de piri-piri;
* Meia colher de chá de orégãos;
* Uma pitada de sal;
* Um fio de azeite;
* Uma lata de tomate pelado.

Confecção:

* Juntar o peito de frango picado, o queijo ralado, a cebola picada, os dentes de alho picados, a mistura de especiarias italianas, a paprika, o pimentão-doce, o piri-piri, os orégãos e o sal e misturar bem;

* Formar bolinhas com as mãos (se necessário juntar um pouquinho de pão ralado para moldar melhor);

* Aquecer o fio de azeite e refogar as almôndegas;

* Cobrir com a lata de tomate pelado e deixar cozinhar.


Até amanhã! :D