21 de março de 2014

Overnight Oats com laranja e nozes para as manhãs difíceis! :)

Turn my head, its back to bed with no delay.
Can't be bothered by the phone ten times a day.
Why get up? My morning doesn't even start till two.
Forget reality, waking up is hard to do!

Sum 41


Eu não sou de todo uma morning person. Acordo sempre mal-humorada e com sono, custa-me imenso sair do quentinho da minha caminha e conto as horas que faltam para voltar para o meu paraíso de cobertores fofinhos.

Não se trata de dormir pouco: na verdade, sinto sempre que não durmo o suficiente. Nos meus tempos áureos do primeiro ano da faculdade conseguia dormir dezoito horas seguidas (não me enganei a escrever, eram mesmo dezoito), e mesmo num dia em que não estou particularmente cansada não é assim tão pouco comum dormir doze horas.


Quando eu era criança a minha mãe falou deste meu pequeno problema ao pediatra, e ele disse-lhe que há pessoas que precisam simplesmente de dormir mais do que outras. Na altura ele explicou que como eu sonhava muito (sempre sonhei, aliás) isso podia influenciar a qualidade do meu sono e fazer com que acordasse quase sempre cansada.

Este meu problema piorou um bocadinho quando comecei a trabalhar: depois de ter passado seis meses em casa a estudar para o exame da especialidade e a dormir cerca de doze a catorze horas por dia, ter de repente de dormir sete ou oito horas deixou-me quase com tendências assassinas.


Com o tempo fui-me habituando, e fui também arranjando estratégias para conseguir deitar-me mais cedo e acordar mais tarde. Preparar o pequeno-almoço no dia anterior é uma óptima dica: assim basta sentarem-se e comer, e nem sequer precisam de estar particularmente acordados! :)

Podia dizer que estas Overnight Oats eram tão boas que me fizeram mais feliz, apesar de estar a acordar a uma hora completamente imprópria. Mas isso seria mentir, porque nada é melhor do que ficar na caminha até tarde - nem sequer comer um pequeno-almoço delicioso :D


Overnight Oats com laranja e nozes

Ingredientes (para uma pessoa):

* Meia chávena de flocos de aveia (usei finos, mas gosto mais dos grossos);
* Meia chávena de leite;
* Sumo de uma laranja (para papas de aveia mais cremosas, usem só metade do sumo);
* Nozes picadas q.b.;
* Uma colher de chá de mel;
* Coco ralado a gosto.

Confecção:

* Misturar os flocos de aveia, o leite, o sumo de laranja, as nozes picadas e o mel e levar ao frigorífico durante a noite;

* De manhã polvilhar com o coco ralado, aquecer no micro-ondas e servir.


Esta receita ficou muito boa, mas muito sinceramente nada bate as minhas papas de aveia com banana :D

Tenham um óptimo fim-de-semana! :D