23 de janeiro de 2014

Bolo de limão com cobertura de chantilly e uma história do além! :)

Everything will be okay in the end. 
If it's not okay, then it's not the end.

(Autor desconhecido)


No dia 30 de Dezembro acordei com uma infecção urinária.

Decidi atrasar a minha ida ao hospital para o fim da manhã porque precisava de ir à Loja do Cidadão buscar uma cópia do meu registo criminal (que era necessário para começar a trabalhar no dia 2), mas acabei por ficar três horas à espera.

Quando finalmente fiquei despachada fui para as urgências, onde esperei três horas de pé antes de desistir.

(Já estiveram horas de pé com uma infecção urinária? Acho que devia ter recebido um prémio qualquer de resistência, a sério.)

Acabei por ir à farmácia, onde foi tudo extremamente rápido e simples: bastou-me mostrar a minha cédula profissional e lá me deram uma caixinha de antibiótico, que tomei imediatamente.


Tinha estado todo o dia sem comer, por isso o Pedro sugeriu irmos ao centro comercial jantar qualquer coisa rápida. E não sei se foi o antibiótico ou o jantar, mas quando cheguei a casa tive a maior diarreia da minha vida.

(Sim, aqui fala-se de diarreia. É uma coisa normal da vida, não sejam esquisitinhos.)

No meio de toda esta aventura ainda me tinha comprometido a levar um bolo para a nossa passagem de ano na Benedita - e como íamos para lá no dia seguinte de manhã e eu não ia ter mais acesso ao forno tinha de fazer o bolo nessa noite. O Pedro voluntariou-se logo para me ajudar, e eu decidi fazer esta receita de bolo de limão com sementes de papoila.


Quando tirei o bolo do forno percebi que estava perante um pequeno problema: a parte de baixo do bolo tinha colado ligeiramente na forma e a parte de cima estava um pouco queimada. Retirei a parte de cima com cuidado, mas no fim o bolo ficou com um aspecto retalhado e feio. Fiquei destroçada.

No dia seguinte levantei-me decidida a tornar o bolo mais bonito, e optei por fazer uma cobertura simples de chantilly. Não encontrei as natas que costumo usar habitualmente, mas imaginei que não haveria problema.

Mas houve, porque aconteceu aquilo que eu achava que era apenas um mito: as natas não montaram. Fiz tudo exactamente como costumo fazer: coloquei as natas dez minutos no congelador para ficarem bem frias, juntei o açúcar e bati durante longos minutos. Nada. Ainda experimentei colocar o creme no frigorífico durante algumas horas. Nada.

(Ok, eu confesso que aqui passei de estar destroçada para ficar mesmo chateada.)


A hora combinada aproximava-se, por isso não havia nada a fazer. Barrei o bolo com a cobertura (ficou um bocado tosco, confesso que ainda não domino bem a técnica), fotografei o melhor que consegui (não havia muita luz e não estava na minha casa) e saí com o bolo na mão e com o meu orgulho na lama.

É claro que umas horas depois já nem me lembrava de nada disto, enquanto me deliciava com camarões, tostinhas, batatas fritas de pacote, bolinhos de bacalhau, fatias de queijo, pão rústico e rebuçados de fruta.

Quando finalmente abrimos o meu bolo eu nem queria acreditar: estava mesmo absolutamente delicioso. Sabia intensamente a limão, estava molhado com uma calda estrondosamente divinal, estava fofo e alto e até a cobertura ficou consistente e saborosa. Não fosse o aspecto um bocadinho tosco, eu diria que ficou simplesmente perfeito.


E é por isso que esta receita aparece aqui novamente: não porque é nova, mas porque tem uma história quase do além que não podia ter terminado melhor.

No fim acabou por ficar tudo bem. Mas no fim fica sempre tudo bem, não é? Se não acaba bem, é porque não é realmente o fim :)


Bolo de limão com cobertura de chantilly

Ingredientes:

* Quatro ovos;
* Duas chávenas de chá de açúcar branco;
* 220g de manteiga amolecida;
* Uma chávena de chá de leite morno;
* Duas chávenas de chá de farinha de trigo;
* Raspa de três limões;
* Duas colheres de sopa de sementes de papoila;
* Uma colher de sopa de fermento;
* Meia chávena de sumo de limão (sumo de dois limões);
* Uma chávena de açúcar em pó;
* Um pacote de natas para bater;
* Três colheres de sopa de açúcar.

Confecção:

* Bater as gemas com o açúcar e a manteiga;

* Juntar sem bater o leite morno, a farinha de trigo, a raspa de limão, as sementes de papoila e o fermento;

* Bater a mistura durante dois minutos;

* À parte bater as claras em castelo e envolver na mistura;

* Colocar numa forma untada e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante cinquenta minutos, fazendo o teste do palito;

* À parte misturar o sumo de limão com o açúcar em pó e misturar bem;

* Retirar o bolo do forno e desenformar;

* Furar bem com um garfo e verter a calda sobre o bolo;

* Bater as natas com o açúcar até ficarem bem firmes e cobrir o bolo.


As fotos não fazem de todo justiça à explosão de sabor que é cada dentada neste bolo. Mas não se preocupem, porque da próxima vez que o repetir (porque sim, vai certamente haver uma próxima!) fotografo novamente :D

Tenham um óptimo dia! :D