26 de novembro de 2013

Fajitas de frango com pimento vermelho e cenoura e um lamiré sobre política :)

This musical aggregation toured the entire nation,
Singing the traditional ballads,
And the folk songs of our land.
They performed with great virtuosity,
And soon they were the rage.
But political animosity prevailed upon the stage.

Well, the one on the right was on the left,
And the one in the middle was on the right,
And the one on the left was in the middle,
And the guy in the rear burned his driver's license.

Johnny Cash


O meu avô era comunista. A minha avó é comunista. A minha mãe já foi comunista. O meu pai já foi comunista. Apesar disso, sempre tive em casa toda a liberdade para expressar os meus pontos de vista político-partidários desde que não fossem de direita, claro!, e o facto é que aprendi imensas vezes com as discussões que daí surgiam.

O meu interesse pela política começou cedo: devia ter uns dez anos quando perguntei ao meu pai qual era a diferença entre a esquerda e a direita. A resposta do meu pai não foi particularmente esclarecedora, mas foi tão caricata que ficou para sempre imortalizada numa piada familiar privada.


Quando entrei na faculdade tinha amigos manifestamente de direita - alguns deles eram inclusivamente militantes. Trocávamos algumas ideias sobre finanças e discutíamos alguns dos nossos pontos de vista sobre a administração do Estado, e confesso que a dada altura aquilo começou a fazer-me algum sentido. E foi assim que durante alguns meses fui de direita para grande desgosto da minha família.

Não temam, porque a lua-de-mel não durou muito tempo. Eventualmente eu e os meus amigos de direita começámos a chocar em vários temas, e eu percebi que não era bem ali que eu me inseria.


Eu explico: eu sou uma pessoa extremamente liberal. Sou a favor do casamento homossexual, sou a favor da adopção por casais homossexuais, sou a favor da despenalização do aborto, sou a favor da legalização da prostituição, sou contra a marginalização dos imigrantes, sou contra a pena de morte e sou a favor de um Estado absolutamente laico. Sou também a favor do controlo do Estado sobre a saúde e a educação - isto assumindo que o país em questão funciona bem, claro.

Além disso eu não me identifico com uma única pessoa da direita. Não gosto deles. Não gosto do que eles fizeram quando chumbaram o PEC4. Não gosto deles a fazer oposição, e ainda gosto menos deles no governo. O Cavaco Silva irrita-me. O Passos Coelho irrita-me. O Rui Machete irrita-me muito.


E então descobri um site que mudou a minha vida política, a bússola eleitoral. Na verdade o site é de 2009, mas as perguntas são incrivelmente actuais e no fim podem ver exactamente onde se inserem no grande espectro de partidos e posições políticas. Finalmente descobri onde pertencia.

Porque é que vos estou a dar toda esta lengalenga chata de política? Porque eu e o Pedro adoramos discutir estas coisas, especialmente durante o jantar. E foi precisamente o que aconteceu enquanto comíamos estas fajitas de frango com pimento vermelho e cenoura e discutíamos a mais recente entrevista do Sócrates ao Expresso :)


Fajitas de frango com pimento vermelho e cenoura

Ingredientes (para duas pessoas):

* Dois bifes de frango fininhos cortados em tiras;
* Um pimento vermelho cortado em tiras;
* Uma cenoura cortada em tiras;
* Meia cebola picada;
* Dois dentes de alho picados;
* Um fio de azeite;
* Uma colher de chá de pimentão-doce;
* Uma colher de chá de paprika;
* Meia colher de chá de cominhos;
* Meia colher de chá de coentros;
* Meia colher de chá de piri-piri;
* Uma colher de chá de salsa;
* Uma pitada de sal;
* Queijo cheddar ralado a gosto.

Confecção:

* Refogar a cebola picada e o alho picado num fio de azeite;

* Juntar as tiras de frango, as tiras de pimento e as tiras de cenoura e saltear;

* Temperar com o pimentão-doce, a paprika, os cominhos, os coentros, o piri-piri, a salsa e o sal;

* Servir coberto com o queijo ralado;


Tradicionalmente esta refeição é servida com uma tortilha de trigo ou de milho, mas desta vez não tínhamos em casa. Independentemente disso ficou um prato delicioso na mesma :D

Até amanhã! :D