22 de novembro de 2013

Brownies com cobertura de cacau para um dia de Halloween assombrado! :)

Just when you think you got me figured out,
The season's already changing.
I think it's cool, you do what you do,
And don't try to save me.

I'm a bitch, I'm a lover,
I'm a child, I'm a mother,
I'm a sinner, I'm a saint,
I do not feel ashamed.

I'm your hell, I'm your dream,
I'm nothing in between.
You know you wouldn't want it
Any other way.

Meredith Brooks


Adoro cozinhar à noite, enquanto todos dormem e a cidade cai no silêncio. Vou para a cozinha sozinha, sem as buzinas dos carros e o barulho dos autocarros do lado de fora da janela, e vou juntando ingredientes e mexendo enquanto canto baixinho.

E foi isso mesmo que fiz na véspera de Halloween.

No dia seguinte tinha amigos cá em casa (leia-se amigos homens) e decidi fazer qualquer coisa que agradasse ao pessoal. Já sabia que não podia repetir o fiasco das bolachas cor-de-rosa, mas também não podia fazer algo mais requintado como uma pavlova (é pena, ando a suspirar pelo dia em que vou fazer novamente essa receita dos deuses!).

Pensei em fazer um bolo de limão com courgette, mas o Pedro aconselhou-me a fazer algo com chocolate. E foi assim que surgiram estes brownies - enquanto todos dormiam e a cidade caía no silêncio.


Tirei os brownies do forno, roubei-lhes um bocadinho, coloquei a cobertura, guardei-os no frigorífico e fui para a cama. Quando acordei dirigi-me ainda preguiçosa para a cozinha e decidi fotografá-los. 

A coisa começou logo a correr mal: eu deixei os brownies pouco tempo no forno para ficarem húmidos, mas por causa disso não os conseguia retirar bem do tabuleiro. Demorei imenso tempo a desenformá-los, e a dada altura comecei a ficar toda suada e cheia de calor. 

'Quem disse que cozinhar não conta como exercício físico?' - pensei. 

Enquanto fotografava comecei a sentir-me seriamente irritada e com falta de paciência. As fotos ficavam todas mal, não estava com imaginação nenhuma para posicionar os brownies, não conseguia focar, maldita máquina, maldito modo manual, malditos brownies húmidos, malditos amigos estúpidos que deviam apreciar uma obra de arte como a pavlova. O calor foi embora e foi substituído pelo frio, depois pelo calor, depois pelo frio novamente. Comecei a sentir-me tonta e enjoada.


Quando o Pedro entrou na cozinha achou que eu me tinha transformado num zombie, não estivéssemos nós em pleno dia de Halloween. Fui directa para a cama, medi a febre e os nossos receios confirmaram-se: estava doente.

Ok, talvez o gânglio mega gigante que conseguia palpar há três dias na garganta e o facto de andar a sentir-me estranha há uns dias já me tivessem dado algumas pistas que seria este o desfecho, mas eu sou uma optimista. 

Normalmente eu sou completamente a favor da postura 'chá, cama e calor' quando estamos doentes, mas faltavam três semanas para o exame da especialidade e eu simplesmente não tinha tempo para estar doente. Entupi-me de comprimidos (ser médica tem as suas vantagens), passei algumas horas na cama e voltei ao estudo. O tempo não pára, e também não podia parar.


O Pedro e os nossos amigos adoraram estes brownies. Eu, sem grande paladar, vagamente enjoada e cheia de auto-comiseração só consegui dar uma ou duas dentadas. 

Mas garanto-vos que nessas duas dentadas consegui perceber que estes brownies são muito bons, indubitavelmente os melhores que já fiz. Ficaram intensos e húmidos, e a cobertura mais suave tornou-os equilibrados e simplesmente deliciosos - mas não temam porque continuo muito fiel ao meu sabor preferido, o limão. Sem dúvida, uma receita a repetir mais vezes :)


Brownies com cobertura de cacau (receita adaptada do blog 'Tickling Palates')

Ingredientes:

* Meia chávena de chá de farinha sem fermento (oito colheres de sopa);
* Um terço de chávena de chá de cacau magro em pó (seis colheres de sopa);
* Meia colher de chá de fermento em pó;
* Meia chávena de chá de açúcar amarelo;
* Meia chávena de chá de açúcar branco;
* 120ml de óleo vegetal;
* Dois ovos;
* Uma pitada de sal;
* Uma colher de chá de essência de baunilha;
* 100g de pepitas de chocolate negro da Vahiné.

Para a cobertura: 

* Três colheres de sopa de manteiga amolecida;
* Três colheres de sopa de cacau magro em pó;
* Uma colher de sopa de mel;
* Uma chávena de chá de açúcar em pó;
* Duas colheres de sopa de leite;
* Uma colher de chá de essência de baunilha.

Confecção:

* Numa tigela média juntar a farinha, o cacau em pó, o fermento e o sal;

* Numa tigela grande juntar o óleo, o açúcar amarelo, o açúcar branco e a essência de baunilha e bater com uma vara de arames;

* Juntar os ovos e continuar a bater;

* Juntar a mistura da farinha aos poucos e misturar com uma colher até que fique uma mistura homogénea;

* Acrescentar as pepitas de chocolate negro;

* Untar um tabuleiro de 20x20 ou de 23x18 (ou cobrir com papel vegetal);

* Tranferir a massa para o tabuleiro, alisar e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 18 a 25 minutos, dependendo do gosto;

* Para a cobertura misturar a manteiga, o cacau em pó, o mel, a essência de baunilha, o açúcar em pó e uma a duas colheres de sopa de leite, dependendo da consistência pretendida;

* Cobrir os brownies e refrigerar;

* Os brownies ficam melhores nos dias seguintes.



Tenham um óptimo fim-de-semana! :D Por aqui vamos divertir-nos muitoooooooo :D