23 de outubro de 2013

Smoothie de coco, framboesa e mirtilos para uma viagem atribulada :)

Scotty doesn't know that Fiona and me 
Do it in my van every Sunday.
She tells him she's in church, but she doesn't go,
Still she's on her knees, and Scotty doesn't know!
Oh Scotty doesn't know!

Lustra
(a música oficial do Inter-Rail)


Em 2009 eu, o Pedro, a Sofia, a Joana e o Bernardo decidimos fazer um Inter-Rail para celebrar o fim do terceiro ano do curso, um ano bastante exigente.

Depois de muitas ideias mirabolantes, planos falhados e piadas sobre nádegas *Oh Bernardo isso também é no cu de Judas, mas é na outra nádega!* decidimos fazer um percurso muito simples: Barcelona, Paris, Brugge, Gent e Amesterdão.


A meio de Agosto lá partimos, cinco miúdos cheios de sonhos. Nas mochilas levávamos um quilo de biscoitos de chocolate, cinco quilos de maçãs (deviamos achar que não vendiam maçãs nos outros países!), duas latas grandes de Pringles e duas embalagens de pão de forma com queijo e chourição. No coração levávamos muita alegria e muita vontade de conhecer o mundo.

Na altura eu planeei os diferentes percursos nas cidades, e muito sinceramente acho que fiz um trabalho bastante bom. No entanto, sei penso que exagerei um bocadinho na quantidade imensa de museus, monumentos, igrejas, teatros, praças, parques, ruas principais e mercados de fruta que nos fiz calcorrear, e o resultado é que chegávamos sempre ao hostel tardíssimo e a morrer de fome e de cansaço.


Foi duro, foi muito duro. Em Barcelona lembro-me de ter chorado agarrada ao Pedro no silêncio da noite, e de ter sussurrado que estava tão cansada que queria ir para casa. A pressão de ter planeado tudo, o medo que algo corresse mal, a fome e o cansaço estavam a vencer até a mais maluquinha das viagens.

Eventualmente isso passou-me. Quando o Bernardo disse que lhe doía o pernil e eu disse que daí a nada chegávamos ao hostel e ele podia esticar o pernil e me ri como uma louca durante dez minutos, isso passou-me. Quando subimos toooooodo o Montjuic e mal chegámos ao cimo vimos o autocarro grátis a chegar ao nosso lado e rimos como uns perdidos, isso passou-me. Quando estávamos no Museu da Cidade de Barcelona e um de nós espirrou e soltou um pum tão alto que se ouviu em toda a sala e depois desatou a rir-se, isso passou-me.


Quando a Sofia viu a Torre Eiffel pela primeira vez, chorou e todos nós chorámos com ela, isso passou-me. Quando conhecemos a senhora que falava sete línguas e que nos vendeu o melhor cachorro quente que já comi na vida, isso passou-me. Quando tivemos de dormir na rua uma noite e passámos o tempo todo a jogar à sueca italiana, isso passou-me. Quando comemos aquele prato enoooorme de esparguete à bolonhesa por 3€ na Bélgica, isso passou-me. Quando descobrimos que o nosso hostel tinha croissants de Nutella para o pequeno-almoço e comemos uns vinte cada um, isso passou-me. Quando descansámos ao sol em frente ao Rijksmuseum em Amesterdão, isso passou-me.


Hoje olho para trás e sei que faria tudo novamente. Não me cansaria tanto, não ficaria tão obcecada em ver todos os museus e igrejas, não andaria duas semanas a comer sandes de queijo e chourição, não ficaria em hospedada em sítios manhosos. Mas faria tudo de novo, porque cada bolacha de chocolate partilhada, cada piada, cada amuo, cada abraço, cada desabafo, cada partilha, cada busca por mais chourição tornou-nos mais amigos, mais livres e mais felizes.


Hoje olho para trás e sei que faria tudo novamente. Mas garanto-vos que tratava de comer mais fruta, legumes e iogurtes. Tratava de comer um pequeno-almoço equilibrado e consistente, talvez até com um destes smoothies. Afinal, é muito fácil encontrarmos comida saudável quando a procuramos :)


Smoothie de coco, framboesa e mirtilos

Ingredientes (para duas pessoas):

* Dois iogurtes sólidos de coco;
* Duas colheres de chá de coco ralado;
* Um punhado de mirtilos e framboesas.

Confecção:

* Misturar os ingredientes e bater no liquidificador ou com a varinha mágica.


Até amanhã :D