1 de outubro de 2013

Granola de amendoim com pepitas de chocolate... Copiada!

Now I'm not a saint, but I'm not a sinner.
Everything is cool as long as I'm getting thinner.

I don't know what's right and what's real anymore.
And I don't know how I'm meant to feel anymore.
When do you think it will all become clear?
'Cause I'm being taken over by the fear.

Lily Allen


Quando eu criei o meu blog havia uma certa-e-determinada-blogger que eu admirava imenso: identificava-me na perfeição com o estilo de escrita dela, com a visão dela sobre a vida saudável e, no geral, com a paixão que ela mostrava pela vida. De certa forma, ela inspirou-me a criar o meu próprio blog.


Quando eu o criei o meu blog era uma espécie de diário altamente descritivo e aborrecido da minha vida, e essa dita blogger foi uma das pessoas que me recebeu (aparentemente) de braços abertos neste mundo tão particular. Entretanto eu fui crescendo, e a minha visão da alimentação saudável foi mudando - e, por conseguinte, o blog foi mudando também.

E foi então que começaram os comentários anónimos. Diziam que eu a copiava, que fazia tudo o que ela fazia, que já não tinha identidade própria e outras variantes do género. No início fiquei mortificada - não conseguia perceber como é que havia quem pensasse isso. Mas depois fiquei mais mortificada ainda, quando a própria certa-e-determinada-blogger me disse que pensava exactamente a mesma coisa.


Falámos, eu pedi desculpa só para resolver uma questão que não criei e tudo ficou bem. Ou pelo menos eu achava que sim.

Passado algum tempo os comentários anónimos voltaram, e foram acompanhados por comentários nada anónimos no Facebook (sim, porque eu cometi a proeza de adicionar a certa-e-determinada-blogger no meu Facebook pessoal, que grande burrice).


Senti-me perseguida. Já não podia falar das minhas férias, logo ela dizia que 'toda a gente viajava'; já não podia dizer que tinha comido um bolo, logo um comentário 'anónimo' (vamos todos acreditar nisto!) dizia que ela também tinha colocado uma foto de um bolo no blog dela.

Um dia, e digo isto sem o mínimo de orgulho, passei-me dos carretos e mandei-a dar uma volta ao bilhar grande (não exactamente com estas palavras, como imaginam).


A coisa azedou e cada uma seguiu o seu caminho. Mas eu nunca mais ultrapassei este trauma, e ainda hoje tenho medo que alguém pense, por alguma razão, que estou a copiar quem quer que seja.


Pois bem, hoje trago-vos uma receita copiada. Não inventei nada - simplesmente transcrevi, traduzi e executei a receita. No fim acrescentei algumas pepitas de chocolate, um pequeno toque que fez toda a diferença. E ainda bem que o fiz, porque descobri um pequeno pedacinho de céu.

Apesar da simplicidade, juro-vos que esta granola é mesmo E-S-P-E-C-T-A-C-U-L-A-R. Misturada com um iogurte grego ainda morna fez-me delirar de alegria, e mal pude esperar para partilhar a receita convosco :D Experimentem e vejam se não ficam também apaixonados pelo crocante da aveia, o sabor divinal do amendoim e o toque fascinante das pepitas de chocolate :D


Granola de amendoim com pepitas de chocolate (receita adaptada do blog 'Peanut Butter Fingers')

Ingredientes (para aproximadamente oito taças de iogurte bem servidas):

* Quatro colheres de sopa de pasta de amendoim com pedaços de amendoim;
* Quatro colheres de sopa de mel;
* Meia colher de chá de canela;
* Meia colher de chá de essência de baunilha;
* Duas chávenas de chá de flocos de aveia.

Confecção:

* Derreter a pasta de amendoim e o mel no microondas durante vinte segundos;

* Mexer bem e juntar a canela e a essência de baunilha;

* Juntar os flocos de aveia e misturar bem;

* Espalhar por um tabuleiro coberto com papel vegetal e levar ao forno pré-aquecido a 160º durante quinze minutos;

* Servir com algumas pepitas de chocolate (para os mais gulosos!).

  

Garanto-vos, esta é mesmo a melhor granola que já comi :D Experimentem! :D

Até amanhã :D