7 de outubro de 2013

Costa Rica - Tortuguero #1

A minha viagem pela Costa Rica passou por três locais muito diferentes mas igualmente magníficos: Tortuguero, Arenal e Playa Conchal. Assim sendo, vou dividir os posts pelos locais e falar-vos um pouco de cada um deles. 

Apesar disso, sei que nunca conseguirei descrever por palavras todas as emoções que senti em cada um destes lugares tão bonitos. Sei que nunca conseguirei transmitir os cheiros, os sabores, as cores, os sons e os sorrisos. Sei que nunca conseguirei relatar devidamente o misto de adrenalina e serenidade que senti a observar a selva, a floresta tropical, os vulcões, as montanhas, as vaquinhas, a areia branca e o mar azul turquesa. 

Porque tudo isso é a Costa Rica: o cheiro a ananás e a coco, o sabor a pimento e a lima e a cor verde viva. A Costa Rica é o ih dos pássaros, o uh ah ah dos macacos e os sorrisos abertos dos 'ticos' (nativos da Costa Rica), mas também a selva misteriosa e confusa, a floresta tropical com o seu intenso cheiro a chuva, o majestoso vulcão Arenal, as montanhas verdes repletas de vaquinhas brancas ou castanhas, as estradas tortuosas e apertadas, a areia branca ou preta consoante os locais e o mar azul turquesa repleto de tartarugas. A Costa Rica é uma explosão de biodiversidade, uma combinação deliciosa de ingredientes e uma incrível surpresa em cada esquina. 

A Costa Rica tornou-se um dos meus países preferidos, e vou decididamente voltar um dia - até porque ainda há muito, muito para ver. Enquanto isso espero que gostem deste não muito pequeno relato, e que consiga transmitir-vos pelo menos uma pequena parte das sensações que me dominaram nestes dez dias emocionantes :)

Nos primeiros três dias da viagem ficámos no Parque Nacional de Tortuguero. O lodge onde ficámos - o Tortuga Lodge - era um eco-resort fantástico mesmo no meio da selva, e tinha pequenos detalhes que o tornaram verdadeiramente marcante: todos os quartos tinham uma rede na varanda, nenhum dos quartos tinha janelas (apenas redes mosquiteiras), não havia ar-condicionado (para conseguirmos ouvir melhor os sons da selva) e toda a comida era tradicional costa-riquenha. Para chegar ao hotel era necessário fazer uma viagem de barco de cerca de duas horas, onde podíamos ver e ouvir a selva que nos rodeava :) 

  




Um basilisco a descansar num tronco :)


Durante a viagem fomos surpreendidos por um grupo de macacos capuchinho, que estavam extremamente divertidos :)

















'Ceviche de pescado' delicioso :)

No primeiro dia optámos por fazer um trekking na região do hotel. Calcei as galochas que me entregaram na recepção, vesti a minha capa impermeável e lá fui, munida da minha máquina fotográfica e de uma grande dose de coragem. Apesar de ter ficado com lama até aos joelhos acho que foi uma experiência bem engraçada :D







Sapo venenoso típico da Costa Rica :)




Amanhã conto-vos mais :D