27 de setembro de 2013

Risotto de alheira, e as dúvidas.

So when your hopes on fire,
But you know your desire...
Don't hold a glass over the flame,
Don't let your heart grow cold.
I will call you by name,
I will share your road.

But hold me fast, hold me fast,
'Cause I'm a hopeless wanderer.

Mumford & Sons


Há dois anos que eu sei que quero ser psiquiatra. Adoro a especialidade, adorei os meus estágios clínicos, gosto de estudar e de pesquisar sobre o tema e, acima de tudo, acho que tenho um certo jeito natural para a coisa.

No entanto, há alguns meses que a dúvida se instalou em mim. Não sei o que mudou - se foi o facto de ter efectivamente salvado a vida de alguém que se ia suicidar, ou o facto de ter acompanhado durante meses outra pessoa com uma patologia psiquiátrica e para a qual comecei a não ter qualquer paciência.


Só sei que no meio de toda esta confusão percebi que já não sei o que quero. Continuo a gostar muito de psiquiatria, mas agora reconheço que há outras especialidades onde iria ser igualmente feliz, como a medicina geral e familiar ou a ortopedia.

A dúvida, a dúvida. *Suspiro*


Independentemente da especialidade que escolher, em Janeiro vou começar a trabalhar - primeiro como interna do no comum, e nos anos seguintes como interna da especialidade. Os meus horários vão mudar: vou trabalhar quarenta horas por semana, vou fazer bancos durante a noite, vou andar mais ocupada a organizar os detalhes do casamento e provavelmente já não vou conseguir fotografar os meus pratinhos bonitos ao almoço.


Resta-me fotografar o meu jantar, com a luz manhosa da cozinha. Resta-me esperar que vocês perdoem o facto de alguns pratos aparecerem cá no blog com fotos que não lhes fazem de todo justiça, como aconteceu com este.

E resta-me esperar que na altura certa o meu coração me diga qual é a melhor especialidade para mim. Enquanto isso não acontece, aqui fica este risotto de alheira super simples e saboroso.


Risotto de alheira

Ingredientes (para duas pessoas):

* Arroz arbóreo (arroz próprio para risotto);
* Uma colher de sopa de azeite;
* Uma alheira; 
* Meia colher de chá de pimentão-doce;
* Meia chávena de chá de vinho branco;
* Água q.b.;
* Uma pitada de queijo parmesão ralado. 

Confecção:

* Tirar a pele à alheira e refogá-la no azeite, temperando com o pimentão-doce; 

* Acrescentar o arroz, deixando fritar um pouco;

* Adicionar o vinho branco e deixar evaporar;

* Acrescentar aos poucos a água, até o arroz ficar cozinhado; 

* Acrescentar o queijo ralado, mexer e servir.
  

Espero que gostem, e tenham um óptimo fim-de-semana :D