9 de agosto de 2013

Vou de férias :)

Quando comecei a estudar para o exame da especialidade em Novembro do ano passado sabia que não me esperava uma tarefa fácil.

De facto, todos já tínhamos ouvido relatos de outros estudantes de Medicina que durante os longos meses que antecedem o exame recorriam a antidepressivos, ansiolíticos, beta-bloqueantes, metanfetaminas, ritalina e doses excessivas de cafeína ou bebidas energéticas.

Todos já conhecíamos as histórias de relações que acabavam, vidas sociais que ficavam no lixo, sanidades mentais que entravam em fuga e epifanias momentâneas ao melhor estilo do 'vou mas é abrir um restaurante e desistir da Medicina'.

Estava preparada para o pior, mas confesso que não está a ser tão mau como eu esperava. A minha relação está óptima, a minha vida social nunca foi particularmente digna de registo, a minha sanidade mental sempre foi um bocadinho suspeita e não estou a pensar desistir da Medicina (embora gostasse de abrir uma lojinha de muffins quando me reformasse!).

No entanto, há uma pequena coisinha que me chateia um pouco: eu estou a ter uma crise de identidade blogueira.

Criar o blog fez-me incrivelmente bem: conheci pessoas novas e fantásticas, tive experiências muito giras e explorei todo um mundo que antes me era quase desconhecido. Mais do que isso, criar o blog fez com que descobrisse coisas sobre mim que desconhecia.

No entanto, nos últimos meses confesso que me sinto diferente. Evito partilhar algumas coisas que me acontecem, e faz-me um pouco de confusão saber que há pessoas que me leem apenas para saberem detalhes sobre a minha vida (não estou com manias de vedeta nem com delírios paranóides, isto está efectivamente a acontecer).

Além disso, estou cansada de ouvir as pessoas que me rodeiam dizerem que me exponho demasiado, enquanto ao mesmo tempo recebo mails de pessoas que me leem onde pedem que fale ainda mais sobre mim. Estou cansada de ter de pensar 39252779 vezes antes de escrever algo com medo de ser mal-interpretada ou com receio do que irão pensar as pessoas que me são próximas e que me leem.

(E sim, mesmo assim ainda faço posts sobre cocó, sou mesmo audaciosa).

(Ou inconsequente, também pode ser isso).

Este jogo de cintura é cansativo, e eu não tenho espaço mental para ele durante esta fase de estudo. Cozinhar diverte-me, escrever diverte-me, comer muffins diverte-me, mas equilibrar todas estas questões éticas não me diverte minimamente, e por isso decidi tirar umas merecidas férias.

Durante as próximas semanas vou decidir que rumo dou ao blog para tentar equilibrar toda a questão exposição excessiva versus perda da personalidade característica deste espaço.

Até lá desejo-vos a todos umas óptimas férias. Agradeço do fundo do coração por todo o apoio que sempre recebi, por todas as palavras carinhosas que me dirigiram nos comentários e por todos os mails simpáticos que me deixaram com um grande sorriso. Agradeço por todas as pessoas que conheci, e por aquelas que certamente ainda irei conhecer no futuro.

Até já, Palavras que enchem a barriga.