29 de julho de 2013

Massapão e uma reflexão sobre a Lei de Murphy (ou como tudo correu mal com este bolo!)

Rise up this morning,
Smile with the rising sun.
Three little birds
Each by my doorstep,
Singing sweet songs
Of melodies pure and true.
Saying, this is my message to you.

Singing: don't worry about a thing, 
'Cause every little thing gonna be all right! 

Bob Marley


A Lei de Murphy (que na verdade é um epigrama) define que 'se alguma coisa puder correr mal, então vai correr mal'. E foi exactamente isso que se verificou com o bolo de aniversário da minha mãe.


Há vários anos que encomendamos um bolo simples com recheio de doce de ovos e cobertura de massapão numa pastelaria próxima de nossa casa. O bolo é delicioso e caseirinho, e conseguiu a proeza de me tornar uma apreciadora (mais do que isso, uma fã!) de massapão.

Este ano decidi ser eu a fazer o bolo de aniversário. Afinal, era só um bolo simples (não devia ser difícil, certo?) com recheio de doce de ovos (que eu já tinha feito) e com cobertura de massa de amêndoa (que eu nunca tinha feito, mas os meus pais sim!). Decisão tomada, pus mãos à obra.


Segui religiosamente uma receita que vi recomendada num blog que sigo, e estava bastante confiante quando o bolo entrou no forno.

Quando o bolo saiu do forno estava um desastre. Estava completamente colado na forma (culpa da forma), abateu totalmente quando o desenformei (algo que nunca me tinha acontecido) e quando o cortei ao meio estava enqueijado por dentro (culpa talvez do facto da receita levar bastantes ovos, não sei). Fiquei parada a entrar em pânico analisar as minhas opções, e eis que a minha mãe telefona para dizer que afinal dois dos clientes do trabalho dela também vinham cantar os parabéns e comer bolo.

Que bom. Ou não.


Juro-vos, naquele momento pensei em ligar à pastelaria e implorar para que me fizessem um bolo até ao fim da tarde. Mas o meu irmão insistiu muito para que eu parasse de ser caguinchas fizesse um novo bolo, e por isso entrei em acção novamente.

Novo bolo, nova receita seguida à risca. Quando o bolo saiu do forno não estava colado nem abateu, mas cresceu pouco e ficou mais consistente do que o que eu pretendia. Bem, ia ter de chegar.


Recheei e cobri o bolo com uma quantidade bem generosa de doce de ovos na tentativa de o tornar mais leve, e comecei a fazer o massapão. Tudo correu bem, até ao momento de esticar a massa e cobrir o bolo: a massa quebrava-se mal tentava esticá-la com o rolo. Fui juntando algumas gotas de água e muitas orações, e num processo que se assemelhou bastante a uma operação cirúrgica consegui esticar a massa, levantá-la da bancada e cobrir o bolo (esta última parte teve de ser feita a seis mãos!).

Coberto com açúcar em pó ficou com novo.


Quando abrimos o bolo as opiniões foram unânimes: o massapão estava simplesmente delicioso, mas o bolo estava consistente demais. Não foi por isso que não se comeu todo, mas nesse dia aprendi várias lições.

Não testar uma receita nova num dia em que temos convidados estranhos em casa. Ser mais criteriosa em relação às receitas que encontro noutros blogs (principalmente em ocasiões importantes como esta!). Encomendar um bolo é uma atitude muito sensata em algumas situações. Não perder a receita deste massapão delicioso.

(Cinco dias depois esqueci a primeira lição e fiz um bolo novo para o aniversário do meu irmão. Mas isso já é outra história!) :D


Massapão (receita adaptada do blog 'ratatui dos pobres')

Ingredientes (para cobrir um bolo médio):

* 250g de amêndoas peladas;
* Uma colher de sopa de sumo de limão;
* 150g de açúcar em pó;
* Uma clara;
* Uma colher de sopa de mel;
* Uma colher de sopa de água;
* 200g de açúcar em pó para juntar no fim.

Confecção:

* Picar a amêndoa no robot de cozinha;

* Adicionar o sumo de limão, o açúcar em pó, a clara, o mel e a água e misturar bem;

* Aquecer a mistura em lume brando durante cinco minutos, ou até descolar das mãos;

* Retirar do lume, juntar os 200g de açúcar em pó e amassar bem;

* Esticar com um rolo (se necessário podem juntar algumas gotas de água);

* Cobrir o bolo;

* É necessário cobrir o bolo antes de colocarem o massapão, para que este adira à massa. Para este efeito podem usar compota, geleia, doce de ovos ou manteiga - eu usei doce de ovos.


Apesar das peripécias a verdade é que este bolo me vai deixar boas recordações :D 

Tenham uma boa semana :D