23 de julho de 2013

Bolachas de coco e baunilha para uma pausa :)

And so I cry sometimes when I'm lying in bed,
Just to get it all out, what's in my head.
And I, I am feeling, a little peculiar.
And so I wake in the morning, and I step outside,
And I take a deep breath, and I get real high.
And I scream from the top of my lungs,
What's goin' on?

4 Non Blondes


Era Domingo. Lá fora a temperatura rondava os 40º, cá dentro o termómetro marcava 30. Eu estava sentada na mesa da sala de jantar a estudar, rodeada por livros, canetas espalhadas e garrafas de água. Pela janela entravam os gritos de felicidade das crianças que saltavam para a piscina do prédio, e quando olhava para fora via a brisa que tocava lentamente nas árvores.

Suspiro.

Eu pensava que já estava mentalizada que este ia ser um Verão perdido para o estudo, mas confesso que custa muito mais do que aquilo que pensei.


Custa ter de estudar durante quase todo o dia. Custa não poder ver filmes deitada no sofá com o meu irmão. Custa não poder fazer caminhadas na praia todas as manhãs. Custa ter de pensar duas vezes (ou mil!) antes de cozinhar.

Custa dizer que não posso sair porque tenho de estudar. Custa não poder passar a manhã a dar umas boas braçadas na piscina. Custa sentir-me culpada por não ter estudado de tarde, porque preferi descansar e dormir a sesta.

Custa ter pesadelos com o raio do exame de vez em quando. Custa perder a hora da série cá de casa. Custa não poder passar a tarde a jogar Guitar Hero ou Plants vs Zombies. Custa não poder passar a tarde toda a passear de mãos dadas com o Pedro.


Viro a página, e acabei uma nova leitura do capítulo de renal. Nem sei se sorria porque terminei, ou se chore porque a seguir vem um capítulo novo. Nem sei se sorria porque depois do exame da especialidade acaba finalmente este drama, ou se chore porque queria mandar os livros pela janela e juntar-me às crianças que gritam na piscina.

No meio desta indecisão toda, decidi fazer bolachas. Eu sei que parece vagamente masoquista ligar o forno com este tempo, mas há qualquer coisa em fazer bolachas que faz com que tudo fique um bocadinho melhor.


E foi assim que o meu irmão me encontrou: de pé em frente da bancada da cozinha, a tirar bolachas de coco e baunilha do forno com a nossa Liby sempre à volta das minhas pernas.

Queres acabar de ver 'O Maquinista'? - pergunta ele.
Pode ser! - respondo eu.
Fixe! Mas não tens de estudar? - pergunta ele.

Hoje já estudei que chegue - digo eu.


Bolachas de coco e baunilha (receita adaptada do site 'All Recipes')

Ingredientes (para cerca de 27 bolachas):

* Uma chávena e meia de chá de farinha com fermento;
* Uma pitada de sal;
* Meia chávena de chá de manteiga sem sal (115g);
* 200g de açúcar branco;
* Um ovo;
* Uma colher de chá de extracto de baunilha;
* Três quartos de chávena de chá de coco ralado.

Confecção:

* Bater a manteiga com o açúcar até ficar um creme espumoso;

* Juntar o ovo e a baunilha, continuando a bater;

* Gradualmente misturar a farinha e o sal;

* Acrescentar o coco ralado;

* Formar bolas pequenas com as mãos e colocar num tabuleiro coberto com papel vegetal (se acharem necessário juntem mais um pouco de farinha);

* Não espalmem as bolas porque elas abatem no forno. Por essa razão, deixem algum espaço entre as bolachas para que não colem;

* Levar ao forno pré-aquecido a 175º durante onze minutos ou até as bolachas ficarem douradas no exterior;

* Deixar arrefecer completamente numa rede e guardar num recipiente hermeticamente fechado;

* Deliciarem-se!


Estas bolachas ficaram absolutamente deliciosas, e até o meu irmão (que está de dieta) não resistiu ao cheirinho divinal que invadiu toda a casa e comeu uma :) Se gostam de coco experimentem :D

Até amanhã :D