4 de julho de 2013

Bifes de frango orientais com ervilhas e um dos meus maiores medos.

I hurt myself today,
To see if I still feel.
I focus on the pain,
The only thing that's real.

And you could have it all,
My empire of dirt.
I will let you down,
I will make you hurt.

 Johnny Cash (Nine Inch Nails)


Eu já contei aqui no blog que só aprendi a cozinhar aos dezoito anos, e como é óbvio as minhas capacidades culinárias de agora estão a anos-luz das que tinha no início. Todos os anos noto uma nítida evolução na minha criatividade e na minha confiança na cozinha, e sinto-me muito mais segura e orgulhosa.

A excepção a esta regra é a questão das facas. Esta é provavelmente uma das minhas características mais embaraçosas (quem é que eu estou a tentar enganar, tenho outras muito piores): eu tenho medo de facas.


Acho que numa vida passada alguém me deve ter cortado um dedo, ou uma mão, ou até a cabeça. Em alternativa, também posso ter sido um daqueles soldados dos séculos passados a quem cortavam pernas no campo de batalha sem qualquer anestesia, para evitar que morressem de uma infecção nas suas feridas. Ou então fui assistente daqueles artistas de circo que atiram facas, e um dia a actuação correu muito mal.

O que eu sei é que tenho um medo quase patológico de facas, e detesto cortar coisas. Já vi as coisas mais nojentas que consigam imaginar, mas quando vejo alguém com um corte profundo quase vomito ou desmaio. Decididamente escolhi o curso certo, pensam vocês. Mas o curioso é que ter um bisturi na mão não me faz a mínima confusão - já ter uma faca de cozinha, é coisa para me dar suores frios.


É claro que arranjei estratégias de coping: como sempre a fruta com casca (até tem mais vitaminas e tudo!), peço para me cortarem a carne em cubos ou bifes no talho e compro imensos legumes já cortados e congelados.

Bons exemplos disso são o alho e a cebola, que compro já picados em embalagens. É verdade que fica mais caro, mas poupa-nos imenso trabalho, é muito mais rápido e evita o quase-enfarte-agudo-do-miocárdio que eu tinha sempre que era necessário picar uma cebola.


Talvez isto seja simplesmente por eu ser semi-amadora na cozinha, e talvez eu perca com a experiência este medo excruciante que ainda tenho. No entretanto vou continuar a usar alho e cebola já picados, por muito amador que isso pareça.

Um dia vou conseguir picar uma cebola decentemente. Mas hoje não é esse dia.


Bifes de frango orientais com ervilhas

Ingredientes (para duas pessoas):

* 250g de bifes de frango finos;
* 100g de ervilhas congeladas;
* Meia cebola picada (congelada);
* Dois dentes de alho picados (congelados);
* Uma colher de chá de mistura de especiarias orientais;
* Uma pitada de sal;
* Um fio de azeite;
* Fettucine a gosto.

Confecção:

* Numa frigideira refogar o alho picado, a cebola picada e as ervilhas num fio de azeite;

* Juntar os bifes de frango;

* Temperar com as especiarias orientais e uma pitada de sal;

* Virar os bifes para que cozinhem de forma uniforme;

* À parte cozer o fettucine numa panela com água e sal.


Até amanhã! :D