26 de julho de 2013

Bifes de frango grelhados com presunto, ou a aprendizagem da vida.

I'll spread my wings and I'll learn how to fly,
I'll do what it takes ‘til I touch the sky.
And I'll make a wish, take a chance, make a change...
And breakaway!

Kelly Clarkson


Quando eu vim procurar casa em Lisboa apaixonei-me por um apartamento pequenino que a Teresa, uma rapariga da minha faculdade, estava a alugar nos Anjos. O prédio era antigo mas tinha sido completamente remodelado, e aquela casinha pequena cheia de mobília simples do IKEA fez-me ter automaticamente a ideia de estar a entrar numa casinha de bonecas.

Eu e a Teresa tivemos uma empatia imediata, e foi assim que vim viver para Lisboa.


As primeiras semanas não foram fáceis. Nunca tinha cozinhado, nunca tinha lavado a minha roupa ou passado a ferro (o que originou algumas aventuras divertidas), nunca tinha lavado uma casa-de-banho e nunca tinha estado sozinha daquela forma, dependente apenas de mim própria.

Mas engana-se quem julga que eu fiquei assustada: na verdade eu estava entusiasmadíssima. Cada ida às compras era uma aventura, cada saída de casa para explorar a cidade era uma felicidade, cada conversa com a Teresa até às quatro da manhã enquanto víamos televisão deitadas no sofá era uma diversão.


Um dia decidi cozinhar para mim pela primeira vez - decidi fazer arroz, o único prato que sabia cozinhar, e grelhar um bife.

A Teresa estava ao meu lado, e ao perceber a minha insegurança explicou-me como se grelhava um bife: colocava-se um fio pequeno de azeite na frigideira, juntava-se alho picado, deixávamos refogar, juntávamos o bife e temperávamos com sal, pimenta e sumo de limão.

Na altura comer um bife de frango grelhado ao jantar era um desafio, e por isso parecia-me que o resultado final era um verdadeiro manjar dos deuses.


Nos seis anos que passaram cresci, e muito. Mas garanto-vos que comer um bife de frango simples ainda me parece um verdadeiro manjar dos deuses, especialmente porque me recordo de quando este era o único prato que eu sabia cozinhar. Ainda me recordo do quanto me sentia vitoriosa, adulta e independente sempre que fazia este prato.

Pode parecer um simples bife de frango grelhado, mas para mim foi muito mais que isso: foi a certeza de que conseguiria ultrapassar tudo, desde que estivesse disposta a lutar.


Bifes de frango grelhados com presunto

Ingredientes (para duas pessoas):

* 250g de bifes de frango (aproximadamente quatro bifes);
* Quatro fatias finas de presunto com teor reduzido de sal;
* Meia cebola picada;
* Três dentes de alho picados;
* Um fio de azeite;
* Meia colher de chá de pimentão-doce;
* Meia colher de chá de paprika;
* Uma pitada de sal;
* Uma pitada de piri-piri.

Confecção:

* Refogar a cebola picada e o alho picado no fio de azeite;

* Juntar os bifes de frango e temperar com o pimentão-doce, a paprika, o sal e o piri-piri;

* Cobrir cada bife com uma fatia de presunto e deixar cozinhar;

* Virar os bifes para que cozinhem de forma uniforme;

* Servir.


 Tenham um óptimo fim-de-semana! :D