27 de junho de 2013

Muffins de banana e nozes e uma tríade de defeitos.

Não me deixe só,
Que eu saio na capoeira,
Sou perigosa, sou macumbeira!
Eu sou de paz, eu sou de bem mas...

Não me deixe só.
Eu tenho medo do escuro.
Eu tenho medo do inseguro,
Dos fantasmas da minha voz.

Vanessa da Mata


Eu conjugo em mim três defeitos muito estranhos e especialmente irritantes. 

Eu sou uma nazi da gramática. Sou aquela pessoa que numa conversa de amigos diz 'é o grama e não a grama' ou 'é tinha ganhado o jogo, e não tinha ganho o jogo'. Sou aquela que repara sempre nos erros ortográficos dos outros, e tem de se controlar para não os corrigir (às vezes sem sucesso, diga-se). 

Isto é incrivelmente irritante para quem me rodeia, eu sei. Mas eu não o faço por ser má, por gostar de criticar ou por me achar melhor do que os outros: simplesmente tenho uma sensibilidade muito particular para os erros.


Eu adoro deitar coisas fora. Divirto-me imenso a fazer arrumações e encaixotar tudo aquilo que não preciso para levar para associações, para a reciclagem ou simplesmente para o lixo. Tudo aquilo que não me lembro quem me ofereceu ou para que serve? Rua. Tudo aquilo que não uso há pelo menos seis meses? Rua. 

É claro que já tive situações muito constrangedoras em casa por causa disto. Onde está aquele parafuso que eu guardei não-sei-onde? A Joana pôs ao lixo. Onde está aquele caderno com apontamentos do ano passado que agora me iam fazer falta? A Joana pôs ao lixo. Onde está a carta de condução do Pedro? A Joana pôs ao lixo (em minha defesa, foi por engano!).


O último defeito da minha tríade é algo ainda mais particular: eu sou obcecada por críticas construtivas. Quando alguém prova a minha comida pergunto sempre 'há alguma coisa que eu possa melhorar?'. Quando acabo de apresentar algum trabalho pergunto sempre 'houve alguma coisa que me escapou?'.

Na verdade, e ao contrário do que parece acontecer com a esmagadora maioria das pessoas, eu gosto de críticas construtivas: fazem-me ter os pés bem assentes na terra e perceber que há sempre espaço para nos superarmos.


Estes muffins foram o exemplo de uma crítica construtiva que coloquei em prática: depois de provar os meus muffins de banana e aveia com pepitas de chocolate o Pedro comentou que não gostava muito da consistência da aveia. Assim sendo, decidi repetir a experiência, desta vez sem aveia e substituindo as pepitas de chocolate por nozes.

O resultado? Uns muffins deliciosos, intensos e com uma consistência perfeita.

Quem disse que os nossos defeitos não nos ajudam a melhorar? :D


Muffins de banana e nozes

Ingredientes (para doze muffins):

* 280g de farinha de trigo;
* Uma colher de chá de fermento;
* Uma colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal;
* Três bananas esmagadas em puré;
* Um ovo batido;
* 100g de açúcar;
* 120ml de leite;
* 90ml de óleo;
* 60g de nozes picadas.

Confecção:

* Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e as nozes picadas;

* Noutra tigela bater o ovo com um garfo e juntar o açúcar, as bananas esmagadas, o leite e o óleo, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados;

* Colocar em forminhas para muffins e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos.


Tendo em conta isto, tenho um pedido a fazer-vos: se já experimentaram alguma receita minha digam-me o que acharam, se gostaram ou não ou o que pode ser melhorado. Se não têm blog enviem-me um comentário anónimo, um mail ou uma mensagem para o facebook do blog - estejam à vontade :) 

Até amanhã :D