11 de junho de 2013

Lombo de salmão com mel e mostarda e as experiências audaciosas :)

I don't know what's right and what's real anymore.
And I don't know how I'm meant to feel anymore.
When do you think it will all become clear?
Cause I'm being taken over by the fear.

Lily Allen


Talvez não pareça, mas há situações em que eu tenho alguma dificuldade de sair da minha zona de conforto, nomeadamente a nível alimentar. Se há alturas em que sou logo a primeira da fila para experimentar as coisas mais estranhas, também há situações em que prefiro protelar a audácia e ficar no meu cantinho.

Um exemplo clássico do parágrafo acima? As favas.


Nunca comi favas. Em casa dos meus pais não se comem favas. Já vi pratos com favas no hospital, mas sempre tive opções mais tentadoras. Não faço a mínima ideia se gosto de favas.

Já vi imensas receitas de favas tão apetitosas que me apeteceu voar para a cozinha, mas por outro lado... Não quero arriscar. Prefiro ficar no meu cantinho, a protelar a audácia.


Há algumas semanas vi uma receita de salmão com mel e mostarda no blog 'Artes, viagens e sabores'. Na altura comentei o seguinte:

'Já ando para experimentar há séculos a combinação do mel e da mostarda, mas acabo por nunca o fazer... Porque tenho medo, porque acho que não vou gostar, porque não sou muito fã de comida doce, porque, porque... Um dia vou ganhar coragem e experimentar :D'

No entanto, mal carreguei no 'comentar' confesso que senti uma certa vergonha. Afinal, eu sou ou não sou uma mulher do Norte? Sou. E uma mulher do Norte tem medinho de coisas diferentes? Não!

Abri a minha ementa semanal, e logo o salmão com mel e mostarda foi escrito na semana seguinte. E esta é a história deste prato. 


Hoje posso dizer que não gosto mesmo nada da mistura da mostarda com o mel e o salmão. Na verdade, confesso que pensei seriamente em não colocar este prato aqui: julgo até ser o primeiro prato que eu mostro e do qual não gostei mesmo nada. Mas se não tivesse experimentado não o saberia, por isso acho que valeu a pena :)

Favas, vocês são as próximas! :D


Lombo de salmão com mel e mostarda

Ingredientes (para duas pessoas):

* 250g de lombo de salmão;
* Sumo de um limão;
* Uma colher de sopa de mostarda;
* Uma colher de chá de mel;
* Uma pitada de sal;
* Uma pitada de piri-piri;
* Sementes de sésamo para polvilhar;
* Um fio de azeite.

Confecção:

* Temperar o salmão com o sal, o piri-piri, o sumo de limão, a mostarda e o mel e deixar marinar durante uma hora;

* Colocar num tabuleiro juntamente, polvilhar com as sementes de sésamo  e regar com um fio de azeite;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante trinta minutos.


Até amanhã! :D