6 de junho de 2013

Barrinhas de cereais com amendoim e uma introspecção sobre as profissões.

Muda de vida, se tu não vives satisfeito.
Muda de vida, estás sempre a tempo de mudar.
Muda de vida, não deves viver contrafeito.
Muda de vida, se há vida em ti a latejar.

Olha que a vida não, não é nem deve ser,
Como um castigo que tu terás que viver.

Humanos



Eu confesso: sempre me fez alguma comichão mental a ideia de passar quarenta anos da minha vida a fazer exactamente a mesma coisa, por muito que eu goste dela.

Quem já me acompanha há algum tempo sabe que adoro Psiquiatria, e modéstia à parte acho que tenho algum jeito para (como diz o Pedro) ver aquilo que mais ninguém vê dentro dos outros. Mas mesmo assim não me imagino a ser psiquiatra durante o resto da minha vida profissional - afinal, há tantas outras coisas que eu posso fazer, tantos temas que posso aprender, tantos assuntos que me fascinam!



Reduzir a minha vida a apenas uma profissão parece-me tremendamente limitante: afinal, quem me diz que daqui a dez anos não vou ser uma pessoa completamente diferente, com interesses diametralmente opostos? 


Gostava de escrever um livro. Gostava de viajar durante um ano. Gostava de abrir uma loja de muffins. Gostava de ser professora de matemática. Gostava de tirar o curso de Nutrição. Gostava de trabalhar como voluntária no Jardim Zoológico. Gostava de tirar um curso que me permitisse dominar esse mundo fascinante das massagens terapêuticas (e conjugar isso com a Psiquiatria, para ajudar pessoas com patologias relacionadas com a ansiedade!).

Guardo dentro de mim tantos sonhos, e tenho tanta vontade de os realizar a todos!  


Tenho, no entanto, uma certeza: nunca é demasiado tarde para começarmos do início, para arriscarmos e para saltarmos em direcção ao desconhecido. E por isso sei que psiquiatria é aquilo que quero verdadeiramente agora, mas que se algum dia mudar de ideias nada me impede de continuar a crescer como pessoa e a realizar os meus sonhos.


E depois desta epifania, que tive à hora do lanche enquanto comia uma destas barrinhas deliciosas de amendoim, é hora de voltar ao estudo. É hora de pegar nos livros e de ler milhares (são mesmo milhares!) de páginas sobre patologias que não estão minimamente relacionadas com a Psiquiatria.

Suspiro. É este o preço dos sonhos! 

 

Barrinhas de cereais com amendoim 

Ingredientes (para seis barrinhas):

* Seis colheres de sopa de manteiga de amendoim 100% (compro no Celeiro);
* Seis colheres de sopa de mel;
Uma colher de chá de essência de baunilha;
Meia colher de chá de canela;
* Meia chávena de flocos de cevada integrais; 
* Meia chávena de flocos de aveia integrais;
* Meia chávena de flocos de trigo integrais;
* Meia chávena de amendoins em metades (também juntei algumas amêndoas granuladas).

Confecção:

* Numa tigela misturar a manteiga de amendoim, o mel, a essência de baunilha e a canela;

* Juntar os flocos de cevada, os flocos de aveia, os flocos de trigo, as nozes picadas, os amendoins e as amêndoas e misturar bem;

* Colocar numa forma rectangular coberta com papel vegetal e calcar bem;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante quinze minutos (dependendo da espessura das barrinhas, barrinhas mais baixas ou mais altas ou mais podem necessitar de menos ou mais tempo, respectivamente);

* Retirar do forno e deixar arrefecer completamente dentro do tabuleiro;

* Cortar em barrinhas.


Estas barrinhas ficam com um sabor bem forte a amendoim, e são verdadeiramente deliciosas e crocantes :D Os mais gulosos podem experimentar juntar pepitas de chocolate negro :D

Até amanhã!