7 de maio de 2013

Scones semi-integrais com amêndoa para uma menina saudável :D

Happiness, hit her like a train on a track.
Coming towards her, stuck still no turning back.
She hid around corners and she hid under beds,
She killed it with kisses and from it she fled.
With every bubble she sank with a drink
And washed it away down the kitchen sink.

The dog days are over,
The dog days are done!
The horses are coming, so you better run!

Florence + The Machine


Lembro-me nitidamente da primeira vez que fiz scones em casa: era o meu 22º aniversário, e como sempre convidei os meus amigos para um lanche cá em casa antes de sairmos para o jantar. Na altura fiz chocolate quente, chá, bolachas de canela vegan, bolinhos de abóbora e scones.

Eu andava numa fase um pouco estranha a nível alimentar, que consistia em não comer alimentos processados ou que eu considerasse pouco saudáveis (ou seja, que tivessem açúcar e/ou gordura). No fundo andava ainda à procura do meu equilíbrio alimentar, depois de anos de abuso de docinhos e alguns meses de dieta. Assim sendo, ninguém estranhava que eu cozinhasse todas aquelas coisas e depois acabasse a comer um pão e a beber uma caneca de chá.

 

Há meses que eu estava habituada a cozinhar doces para os outros, e isso na altura não me fazia confusão nenhuma: assim podia unir o meu prazer de cozinhar ao meu prazer de ter uma alimentação saudável.

Desta vez foi diferente. Fiz os scones para os meus amigos, mas o cheirinho que invadiu a cozinha quando eles saíram do forno era tão bom que não resisti a provar um scone com doce. E nem queria acreditar no que tinha andado a perder durante todos aqueles meses: cada dentada no scone fazia-me chegar um pouquinho mais perto do céu. 

 

Acabei por comer dois scones nessa tarde de conversas e muitas gargalhadas, e desde então nunca mais parei de experimentar novas receitas.

Já fiz scones só com farinha integral, só com farinha refinada ou com metade de cada. Já juntei na massa farinha de aveia, nozes, sultanas, coco ralado, raspa de laranja, buttermilk e até Nutella. Mas cada scone continua a ser deliciosamente perfeito: não é doce, não é salgado, é a conjugação perfeita do sabor do pão de leite com a consistência do bolo. 

O melhor de tudo? Cada scone tem pouca gordura (apenas 3g de manteiga) e pouco açúcar (menos de meia colher de chá), e por isso esta receita pode efectivamente ser considerada quase quase saudável :D


Esta é só mais uma receita de scones. 

Esses bolinhos divinais, que me converteram à alimentação 'saudável-mas-com-um-docinho-de-vez-em-quando'.


Scones semi-integrais com amêndoas (receita adaptada do site da Vaqueiro)

Ingredientes (para seis scones):

* 160g de farinha;
* 90g de farinha integral;
* Meia colher de chá de sal;
* Uma colher de chá bem cheia de fermento;
* Duas colheres de sopa e meia de açúcar;
* 20g de margarina ou manteiga;
* 125ml de leite;
* Um ovo;
* Amêndoa granulada q.b.

Confecção:

* Juntar a margarina e o leite e aquecer no micro-ondas até a margarina derreter;

* Misturar a farinha, o sal, o fermento e o açúcar;

* Abrir uma cavidade no meio da farinha e verter a margarina e o leite;

* Juntar o ovo batido e mexer bem com uma colher de sopa;

* Deitar a massa em montinhos com o auxílio de duas colheres de sopa num tabuleiro coberto com papel vegetal e polvilhado com farinha;

* Cobrir com a amêndoa granulada;

* Levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos.



Até amanhã! :D