9 de maio de 2013

Bolo de café e chocolate para uma válvula doentinha :)

Baby, you make my heart beat faster!
Baby, you make my heart beat faster!

I had to run, the damage is done!
I give it up, I give it up!
I had to go, it got control...
Yeah, you’re breaking me!

The Distillers


Eu sempre tive palpitações, principalmente em alturas de maior ansiedade. Sempre assumi que era normal haver um aumento da frequência cardíaca quando estamos mais acelerados (e é, não se assustem), e por isso nunca tinha ido ao médico por causa disso. 

Há seis anos o meu pai foi operado ao coração, e depois disso (e tendo em conta a nossa propensão familiar para doenças cardíacas) achei sensato ir ao cardiologista. 


Entrei no consultório segura e despreocupada, e saí de lá a saber que tenho um prolapso da válvula mitral (isto é, uma válvula cardíaca que não fecha bem) e que por isso tenho insuficiência mitral (ou seja, o sangue que deveria seguir para o ventrículo volta para trás, porque a válvula não fecha bem). 

Nem imaginam o espectáculo que se seguiu. Vim para casa devorar livros e artigos sobre o assunto, imaginei centenas de cenários melodramáticos e andei dias a chafurdar em auto-comiseração. 


Até que voltei ao médico, e ele disse que se isto fosse antes do 25 de Abril eu nem sequer me podia baldar à tropa. Que isto não era nada de especial, que não ia afectar em nada a minha qualidade de vida e que ia morrer com isto, e não por causa disto. Os únicos cuidados que tinha de ter eram evitar o exercício anaeróbio (como a musculação), não tomar café, chá verde ou outras bebidas estimulantes e tentar dormir bem todas as noites. 


O médico tinha razão: isto não afecta em nada a minha qualidade de vida. Mas morro de saudades dos dias em que tomava café de manhã e sentia aquela energia toda, quase como se fosse sair de casa a voar. Agora só dependo de mim para ter energia de manhã, algo que nem sempre é fácil quando sair da cama é a última coisa que nos apetece.


No Domingo passado decidi fazer uma excepção e fazer este delicioso bolo de chocolate e café para a sobremesa do dia da Mãe - não fosse a minha mãe uma grande adepta do café e uma grande apreciadora de chocolate. 

Ainda bem que o fiz: o bolo ficou delicioso, e fez um autêntico sucesso cá em casa. Estava tão bom que nem a minha válvula mitral se queixou :D 


Bolo de chocolate e café (receita adaptada do blog 'Cinco Quartos de Laranja')

Ingredientes:

* 225g de farinha com fermento;
* 300ml de café forte quente;
* 50ml de vinho do Porto;
* 150g de chocolate com 70% de cacau (uso da Lindt);
* 225g de manteiga partida aos pedaços;
* 225g de açúcar; 
* Dois ovos;
* Uma colher de chá e meia de chá de essência de baunilha;
* Uma pitada de sal;
* Cacau em pó para polvilhar.

Confecção: 

* Juntar o café, o vinho do Porto, o chocolate e a manteiga e levar a aquecer em banho-maria, mexendo bem; 

* Retirar a mistura e juntar o açúcar, batendo até ficar uma massa homogénea;

* Juntar a farinha e o sal e envolver; 

* Juntar os ovos um a um, seguidos da essência de baunilha;

* Bater até estar tudo bem ligado.

* Verter a massa numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com cacau e levar ao forno pré-aquecido a 140º durante 65 minutos;

* Deixar arrefecer na forma durante 15 minutos e desenformar.


Até amanhã! :D