12 de março de 2013

Croquetes de grão-de-bico com caril no forno e uma amizade adolescente :)

We both have shiny happy fits of rage.
You want more fans, I want more stage.
I don't see what anyone can see in anyone else,
But you.


The Moldy Peaches
 

No início do secundário eu mudei de escola e conheci a Teresa, a Mafalda e a Joana. Tornámo-nos imediatamente amigas, e durante todo o ano partilhámos uma amizade verdadeira e adolescente, com direito a almoços semanais na nossa pizzaria preferida, nomes de código rebuscados, diários escritos em conjunto e muitos bilhetinhos trocados durante as aulas. 

Nunca me tinha sentido tão feliz e tão apoiada até as ter conhecido, e graças a elas soube finalmente o que era ter amigas. Ríamos por tudo e por nada, desabafávamos sobre todos os nossos problemas, partilhávamos todos os nossos dramas e sussurrávamos sobre os nossos amores. 


No 11º ano a Joana mudou de escola, e com o tempo acabámos por perder o contacto. No 12º ano eu e a Teresa percebemos que estávamos a crescer em sentidos diferentes do da Mafalda (afinal, os amigos são como as árvores, lembram-se?) e eventualmente acabámos por nos afastar dela também.

Passaram nove anos, e eu e a Teresa continuamos a ser as melhores amigas. Continuamos a rir por tudo e por nada, a desabafar sobre todos os nossos problemas, a partilhar todos os nossos dramas e a sussurrar sobre os nossos amores.      

Mas às vezes sinto falta daquelas quatro adolescentes, parvinhas e despreocupadas, que tinham o mundo todo para conquistar e que podiam tornar-se no que quisessem. Aquelas quatro adolescentes viciadas em dizer frases dos Gato Fedorento e em dizer piadas idiotas. Aquelas quatro adolescentes que iam ser amigas para sempre, mas não foram.


Uma das coisas que nos fazia sempre rir era o facto da Mafalda não conseguir pronunciar a palavra croquete. Dizia sempre 'crocrete'. Talvez isso não tenha mudado nela. O facto é que sempre que como um croquete lembro-me dela

 

Croquetes de grão-de-bico com caril no forno

Ingredientes (para duas pessoas):

* 420g de grão-de-bico cozido (uma lata pequena);
* Meia colher de chá de cominhos; 
* Meia colher de chá de pimentão-doce;
* Meia colher de chá de paprika;
* Meia colher de chá de caril;
* Meia colher de chá de açafrão;
* Salsa picada (usei congelada); 
* Uma pitada de sal;
* Uma colher de sopa de azeite;
* 50g de pão ralado;
* Um ovo batido

Confecção: 

* Picar o grão-de-bico grosseiramente na picadora;

* Juntar o grão-de-bico, os cominhos, o pimentão-doce, a paprika, o caril, o açafrão, a salsa picada e o sal e triturar com a varinha mágica

* Fazer rolinhos e passar pelo ovo e pelo pão ralado, voltando a passar se desejado;

* Levar ao frigorífico durante trinta minutos;

* Pincelar os croquetes com o azeite e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante trinta minutos.



Também podem optar por fritar estes croquetes - ficam mais crocantes, embora menos saudáveis. Mas ficam deliciosos de qualquer das formas, isso vos garanto :D

Até amanhã! :D