10 de fevereiro de 2013

Pão recheado com alheira e queijo mozzarella e o equilíbrio :)

Freedom!
(I won't let you down)
Freedom!
(So please don't give me up)
Freedom!
You've got to give for what you take.

George Michael


Eu acredito que nós somos o que comemos, e por isso sou adepta da alimentação saudável e equilibrada. 

Acredito em tomar um bom pequeno-almoço, em comer várias vezes ao dia, em preencher metade do prato com vegetais, em preferir carnes brancas e hidratos de carbono integrais, em comer cinco porções de fruta e legumes por dia e em beber bastante água. Acredito em prepararmos as nossas próprias refeições e em inventarmos novos pratos. Acredito na importância da prática de exercício físico, mesmo que seja apenas durante trinta minutos por dia. Acredito nos benefícios do yoga e da meditação. 


Mas também acredito no equilíbrio. No docinho de vez em quando. Na satisfação, sem exageros, daquela vontade que não nos larga. Na diversão de cozinhar algo diferente e apetitoso. Na cumplicidade de partilhar uma sobremesa absolutamente degradante. Na importância de nos dedicarmos à preguiça se nos apetece (mas não sempre que nos apetece!). 

Acima de tudo, acredito que também precisamos de saber ceder a nós próprios e desfrutar de cada momento sem qualquer sentimento de culpa. Afinal, há sempre maneiras de diminuirmos os estragos :) 

Vejamos estes pãezinhos, por exemplo. Já aqui disse que não sou grande fã de enchidos, mas o Pedro adora-os e por isso de vez em quando faço-lhe a vontade. Ele sugeriu-me fazermos pão alentejano recheado, mas como somos só dois optei por fazer pães pequenos :) Assim o estrago é menor, mas o prazer é igual :D 

 

Pãezinhos recheados com alheira e queijo 

Ingredientes (para duas a três pessoas):

* Três pães rústicos pequenos;
* Uma alheira sem pele; 
* 50g de queijo mozzarella ralado. 

Confecção:

* Retirar a parte de cima dos pães com cuidado com o auxílio de uma faca; 

* Escavar o miolo do interior do pão e misturar com a alheira e grande parte do queijo ralado; 

* Colocar o a mistura no interior do pão e polvilhar com o queijo ralado restante; 

* Tapar com a parte de cima e levar ao forno pré-aquecido a 160º durante vinte minutos.

 
   

Espero que gostem da sugestão :D Cá em casa este prato fez um sucesso tremendo, e tenho de confessar que até eu gostei! :D

Até amanhã! :D