3 de fevereiro de 2013

Doce de frutos silvestres com merengue, e nada é aquilo que parece.

Esta é a história de um tutor que eu já tive. Para proteger o seu anonimato chamar-lhe-ei 'Dr. Cocó' - até porque é o que lhe chamo na minha mente de qualquer das formas. 

O Dr. Cocó foi o meu pior tutor de sempre. Deixava-me sozinha, ignorava-me, maltratava-me, alternava entre o desaparecer durante dias e o aparecer e dar-me imenso trabalho, dizia mal de tudo o que eu fazia, nunca ficava satisfeito e no fim ainda me deu má nota naquela que é a cadeira mais importante do curso a nível de créditos. No serviço onde eu estava ninguém gostava nada do Dr. Cocó, mas não havia nada a fazer: ele era o Director de Serviço e toda a gente tinha de lhe obedecer. 

Eu considero-me boa pessoa: os meus pais educaram-me a não julgar os outros, a ser bem educada, a ajudar quem precisasse e a respeitar quem está acima de mim. Mas confesso que o Dr. Cocó fez surgir o pior de mim, e durante aquelas intermináveis oito semanas eu odiei-o com todas as minhas forças. 

Nunca tinha sentido isso em relação a ninguém, e desde então nunca mais voltei a sentir. Aprendi que o ódio não resolve nada, que as emoções negativas que sentimos só nos afectam a nós e àqueles de quem mais gostamos, e que as más energias só nos tornam pessoas amarguradas. 

Dois anos depois, voltei ao serviço onde está o Dr. Cocó. Ele já não é o meu tutor, mas cruzo-me com ele praticamente todos os dias. Ele olha para mim, com o seu ar de avôzinho simpático e bonacheirão, e não me reconhece. E eu penso que realmente nada é aquilo que parece :)


Esta é também a história deste doce de frutos silvestres com merengue. A ideia surgiu mal vi as tacinhas merengadas do blog '7gramas de ternura', e logo decidi adaptar a receita e usar frutos silvestres.  

Parece uma bomba calórica, mas não é. Parece pouco saudável, mas não é. Parece algo elaborado, mas não é. Simplesmente não é nada daquilo que parece :D 


Doce de frutos silvestres com merengue (receita adaptada do blog '7gramas de ternura')

Ingredientes:

* 300g de frutos vermelhos congelados;
* 125g de framboesas;
* Duas colheres de sopa de açúcar;
* Sumo de um limão;
* Três claras;
* Três colheres de sopa de açúcar.

Confecção:

* Cozer os frutos vermelhos e as framboesas com o açúcar e o sumo de limão;

* Passar com a varinha mágica e deixar arrefecer;

* Bater as claras em castelo bem firme e adicionar o açúcar, continuando a bater;

* Colocar o doce de frutos vermelhos num tabuleiro (ou em taças individuais) e cobrir com o merengue;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante dez minutos. 





Este fica um doce simples mas delicioso, onde o sabor intenso dos frutos vermelhos combina na perfeição com o sabor suave do merengue :D Fez as delícias da família depois do almoço de Domingo passado, e não sobrou nem um bocadinho :D 

Até amanhã! :D 

Podem espreitar o meu desafio aqui! :D