18 de fevereiro de 2013

Cubinhos de vaca estufados com farfalle e ervilhas e uma característica que me define :)

All of these lines across my face
Tell you the story of who I am.
So many stories of where I've been,
And how I got to where I am.

But these stories don't mean anything
When you've got no one to tell them to.

Brandi Carlile


Há uns dias tivemos uma aula muito engraçada sobre a comunicação dada por uma psicóloga, e logo no início da aula fomos desafiados a apresentar o colega do lado e dizer uma característica que o definisse. 

A pessoa ao meu lado era o Pedro, e quando chegou a nossa vez ele apresentou-me assim: 

Esta é a Joana, mas toda a gente lhe chama Xi porque o segundo nome dela é Francisca. É de Leça da Palmeira, e a característica pela qual é mais conhecida é o facto de conhecer o mais variado tipo de histórias sobre todas as situações possíveis e imaginárias. 

De facto, esta é a característica que os meus amigos me apontam sempre: em qualquer situação e em qualquer conversa, a verdade é que eu conheço sempre alguém a quem aconteceu algo parecido ou que teve um problema semelhante. Aliado ao facto de ser de um local pequeno onde toda a gente se conhece, eu sou um poço sem fim de exemplos, histórias rocambolescas, novelas dramáticas ou aventuras engraçadas.

Resumidamente, eu conheço pessoas a quem já aconteceu de tudo. E se não conheço, conheço alguém que conhece. E se não conheço alguém que conhece, li sobre isso algures.

A vida é um sem fim de histórias. 


Curiosamente não tenho nenhuma história sobre este prato, que resultou da vontade de comer um pratinho reconfortante com massa e da necessidade de gastar cubinhos de vaca que tinha descongelado para fazer um goulash, mas que não tiveram esse fim (ainda). 

Confesso que esta sensação me é desconhecida: de repente a pessoa que tem histórias sobre tudo não tem uma história sobre este prato. 

Vou deixar que os factos falem por si. Vou deixar que as fotos vos mostrem este prato em toda a sua grandeza e simplicidade. Vou deixar que sintam o cheirinho a conforto e a comida da avó. 

Só por hoje, vou abraçar o silêncio. 


Cubinhos de vaca estufados com farfalle e ervilhas

Ingredientes (para duas pessoas): 

* 250g de lombo de vaca cortado em cubinhos;
* Uma cebola picada;
* Três dentes de alho picados;
* 50g de ervilhas congeladas; 
* 50g de tomate cortado em cubinhos congelado;
* Massa farfalle;
* 100ml de molho de tomate;
* Meio copo de água;
* Uma colher de sopa de pimentão-doce;
* Uma colher de sopa de paprika;
* Uma colher de sopa de mistura de especiarias italianas;
* Uma colher de chá de piri-piri;
* Uma colher de chá de manjericão;
* Uma colher de chá de salsa picada;
* Uma pitada de sal;
* Um fio de azeite. 

Confecção:

* Refogar o alho picado, a cebola picada e o tomate em cubinhos com um fio de azeite;

* Juntar a carne e deixar refogar;

* Juntar o molho de tomate e a água e acrescentar a massa e as ervilhas;

* Temperar com o pimentão-doce, a paprika, a mistura de especiarias italianas, o piri-piri, o manjericão, a salsa picada e a pitada de sal;

* Tapar a panela e deixar cozinhar durante cerca de meia-hora, verificando ocasionalmente e acrescentando mais água se necessário


Este é mais um prato de um tacho só, e fica verdadeiramente delicioso :D É um prato simples que nos deixa imediatamente aconchegados, e fez mesmo um sucesso enorme cá em casa :D

Tenham uma óptima semana! :D 

Não se esqueçam que termina já daqui a uma semana o meu passatempo das bolachas com pepitas de chocolate! :D Toca a participar! :D