6 de dezembro de 2012

Pão integral de maçã e canela para um jantar mais leve :)

Em casa dos meus pais faz-se sempre um jantar mais leve ao Domingo, e essa foi uma tradição que trouxe comigo quando vim viver com o Pedro. Não porque seja hábito almoçarmos pratos pesados, mas porque normalmente ao Domingo a preguiça apodera-se de nós de tal forma que nunca nos apetece cozinhar (ou fazer qualquer outra actividade que envolva sair do quentinho do sofá) :) Assim sendo, o mais comum é jantarmos só sopa, leite e pão ou iogurte com cereais. 

No Domingo passado o meu pai fez o pão de sementes e ameixas secas com o objectivo de fazer torradinhas para o jantar, mas o facto é que o pão estava tão bom que não durou sequer até ao almoço. Sendo assim sugeri-lhe experimentarmos fazer pão de maçã e canela, desta vez programando a máquina de fazer pão para acabar às 19.00h e evitando assim que o pão acabasse antes do jantar :) 


Pão integral de maçã e canela

Ingredientes: 

* 300ml de água morna;
* 500g de farinha para pão integral da Branca de Neve; 
* Uma maçã Granny Smith sem casca e cortada em pedacinhos pequenos;
* Duas colheres de chá de canela. 

Confecção:

* Juntar os ingredientes pela ordem acima na máquina de fazer pão e programar para o programa desejado (usámos o programa básico com crosta média).

* Em alternativa, juntar os ingredientes e amassar à mão, deixando a levedar durante duas horas num recipiente coberto com um pano e num local quente;

* Colocar numa forma para pão e levar ao forno durante meia hora, ou até a crosta começar a ficar tostada (não testámos este método).


 


 

 

Conseguem imaginar o cheirinho que invadiu a nossa cozinha? Ficou um pãozinho mesmo delicioso, com um sabor mesmo bom a maçã e canela :D Da próxima vez vou experimentar juntar também nozes na massa, ou até uma colher de sopa de mel :)

E assim acabou a saga dos pratos novos que cozinhámos no fim-de-semana e que consistiu na Sachertorte (ou bolo de chocolate vienês)no pão de sementes e ameixas secas, nos biscoitos de Nutella e neste pão delicioso (sim, a loucura pela culinária é mesmo de família!) :) Ainda fizemos um risotto de polvo absolutamente maravilhoso, mas como deixei o cartão com as fotos em casa dos meus pais a receita só vai aparecer daqui a algum tempo :)

Entretanto terminou ontem o meu desafio de receitas de Natal saudáveis! Tive seis participações

* Azevias com doce de tomate, do PS;
* Frango assado com especiarias, do PS
* Brinhois de canela da Piteca;
* Spekulatius da Kika;
* Biscoitos natalícios da Inês (participação por mail);
* Aletria da Inês (participação por mail) 

As três receitas que destaco para testar são

* Azevias com doce de tomate, do PS;
* Frango assado com especiarias, do PS
* Spekulatius da Kika

Na próxima semana vou já começar a testar receitas :D O meu muito obrigada aos participantes! :)

Até amanhã! :D