3 de dezembro de 2012

Pão de sementes e ameixas secas para um Domingo cheio de sorrisos :D

Domingo. 

Acordo tarde e opto por ficar mais uns minutos a preguiçar na cama, no quentinho dos lençóis polares que a minha avó me ofereceu no Natal passado. Sorrio.

Oiço barulho em casa, já estão todos acordados. Levanto-me e vou até à sala, onde a luz do sol entra pelas janelas. Está um dia de Inverno lindo. Sorrio. 

Na cozinha cheira a pão acabado de fazer. Corto uma fatia ainda quentinha e aqueço uma caneca de café com leite. Sorrio. 

Sento-me na varanda ainda de pijama e tomo o meu pequeno-almoço enquanto ouço os pássaros e sinto o sol de Inverno a aquecer a minha pele. Olho para as árvores a baloiçarem à distância e vejo os pássaros a voarem em bando. Sorrio. 

Quando venho a casa dos meus pais os Domingos começam assim, cheios de sorrisos. E com pão caseiro feito pelo meu pai :D


Pão de sementes e ameixas secas

Ingredientes:  

* 280ml de água morna;
* 500g de farinha própria para pão de sementes da Branca de Neve;
* Seis ameixas secas cortadas em pedaços

Confecção: 

* Juntar os ingredientes pela ordem acima na máquina de fazer pão e programar para o programa desejado (cá em casa usamos o programa básico com crosta média)

* Em alternativa, juntar os ingredientes e amassar à mão, deixando a levedar durante duas horas num recipiente coberto com um pano e num local quente;

* Colocar numa forma para pão e levar ao forno durante meia hora, ou até a crosta começar a ficar tostada (não testámos este método).



 

 

 

 

 

 

 
   

 

Fecho os olhos e fico assim, longos minutos a sentir o sol na minha pele. 

Sei que em breve tenho de me levantar, hoje há ainda muito para fazer. É dia de fazer a árvore e o presépio, é dia de apanhar folhas secas, é dia de começar a preparar o Natal. Sorrio. 

A vida torna-se muito mais feliz quando aprendemos a dar valor às pequenas coisas. 



 

 

Continuem a participar no meu desafio de receitas de Natal :D


Até amanhã :D