20 de novembro de 2012

Frango na púcara, ou uma das 1001 maneiras de cozinhar o frango :D

Cá em casa sempre houve um grande problema de diversificação alimentar: o Pedro não come peixe, não é fã de soja e não gosta de carne de vaca e eu não sou apreciadora de carne de porco. Assim sendo, as nossas refeições principais de carne são maioritariamente feitas à base de frango e peru. 

Como eu gosto mais da carne sequinha todo o nosso consumo de carne é feito com base no peito de frango e no peito de peru, com raras excepções nas quais comemos bife de vaca ou lombo de porco. 

Ao longo dos anos eu fui aprendendo a fazer autênticos milagres com os recursos que tínhamos disponíveis, e a verdade é que hoje em dia não sentimos qualquer falta de outros tipos de carne. Aliás, no meu talho habitual eu já sou conhecida como a 'menina dos peitos de frango e de peru picados, em bifes, em tiras, em cubinhos e inteiros' :) 

Hoje em dia eu acredito que, tal como o bacalhau, também o frango e o peru podem ser cozinhados de 1001 maneiras. Ainda não as experimentei a todas mas já experimentei bastantes, e acreditem que é tremendamente refrescante quando descubro uma forma nova de satisfazer os paladares cá de casa :D 


Frango na púcara (receita adaptada do blog 'Ratatui dos Pobres')

Ingredientes (para duas pessoas):

* 200g de peito de frango cortado em cubos;
* 50g de bacon magro em tiras;
* Cinco colheres de sopa de molho de tomate;
* Cebola picada (usei congelada);
* Alho picado (usei congelado);
* Um fio de azeite; 
* 1dl de vinho branco;
* Duas colheres de sopa de mostarda; 
* Um quarto de chávena de whisky (carinhosamente patrocinado pela minha querida Andreia, que me deu uma garrafinha de whisky no Verão que ainda cá anda!);
* Piri-piri, paprika e uma pitada de sal.

Confecção: 

* Colocar todos os ingredientes num tacho de ir ao forno;

* Levar tapado ao forno pré-aquecido a 180º;

* Após trinta minutos destapar para ficar mais douradinho;

* Acompanhar com batatinhas assadas






Lá porque comemos sempre a mesma coisa não quer dizer que a tenhamos de comer sempre da mesma forma, e este frango na púcara ficou mesmo delicioso :) Os sabores conjugaram-se todos na perfeição, e só ficou a faltar um belo esparregado de grelos a acompanhar :) 


Até amanhã! :D