26 de novembro de 2012

Croquetes de feijão preto e sementes de linhaça no forno, ou uma inesperada história de amor :D

Quando eu tinha dois anos fui diagnosticada com um estrabismo grave e tive de ser operada a ambos os olhos aos três e aos sete anos. Curiosamente recordo-me bastante bem de imensos detalhes de ambas as operações, principalmente tendo em conta que era mesmo novinha. 

Depois da minha primeira operação (que correu muito bem) fiquei um mês inteiro sem conseguir abrir os olhos como parte integrante da minha recuperação. Na altura os meus pais compraram imensas cassetes da Disney e eu passava horas a ouvi-las, de tal forma que ainda hoje há filmes da Disney que sei integralmente de cor e salteado :)

Um dia fomos jantar pela primeira vez a um restaurante brasileiro que ficava perto de nossa casa e os meus pais pediram feijoada à brasileira. E sabem o que aconteceu quando chegou o prato e eu provei feijoada à brasileira pela primeira vez? 

Abri os olhos. Pela primeira vez num mês inteiro. 

E assim começou a história do meu amor pelo feijão preto. O tal ingrediente estranho e terrivelmente saboroso que me fez abrir os olhos de curiosidade, e que é ainda hoje o meu alimento preferido :D 


Croquetes de feijão preto e sementes de linhaça no forno 

Ingredientes (para duas pessoas):

* Uma pequena lata de feijão preto cozido;
* Cebola picada (usei congelada);
* Alho picado (usei congelado);
* Salsa picada (usei congelada);
* Uma clara de ovo;
* Uma pitada de sal, pimentão-doce, paprika e piri-piri;
* 40g de pão ralado;
* 40g de sementes de linhaça moídas;
* Um ovo;
* Pão ralado q.b.

Confecção: 

* Misturar o feijão escorrido com a cebola, o alho, a salsa, a clara de ovo, o sal, o pimentão-doce, a paprika e o piri-piri e triturar bem;

* Juntar o pão ralado e as sementes de linhaça moídas e misturar tudo com um garfo;

* Formar pequenas bolas com as mãos; 

* Passar por ovo batido e pão ralado;

* Se preferirem ficar com uma crosta bem crocante voltem a passar por ovo e pão ralado; 

* Colocar num tabuleiro de ir ao forno e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante aproximadamente trinta minutos, virando algumas vezes.



 


 

 

Eu tinha planeado fazer croquetes de grão-de-bico no forno, mas o facto é que não resisti a experimentar croquetes com feijão preto. As sementes de linhaça foram um acrescento inesperado porque não tinha pão ralado suficiente, mas deram um toque muito bom aos croquetes :) Ficou um prato diferente e muito saboroso :

Entretanto não se esqueçam de continuar a participar no meu desafio de receitas de Natal :D Podem ver todos os detalhes sobre o desafio aqui, e o meu muito obrigada ao PS e à Piteca que já participaram :D

Até amanhã :D