21 de setembro de 2012

Um arroz de peru no forno, ou os desejos estranhos que eu tenho naquela altura do mês :)

A maioria das mulheres apresenta uma grande variedade de sintomas quando está naquela altura do mês. Os meus são muito simples: dores abdominais, perda de apetite e cansaço físico. Durante um ou dois dias eu ando nauseada, sem fome, sem energia e sem vontade de fazer o que quer que seja.

No entanto, apesar de ter uma clara diminuição do apetite tenho simultaneamente um aumento da vontade de comer algumas coisas. A maioria das mulheres queixa-se de sentir uma enorme vontade de comer chocolates e bolos, mas a mim só me apetece comer ingredientes ou pratos específicos e estranhos, como arroz no forno.

Ontem tinha pensado em fazer pataniscas de bacalhau no forno para o jantar, mas cheguei a casa com uma vontade louca de comer arroz no forno. Como não havia frango acabei por descongelar uns bifes de peru, e assim nasceu este divinal arroz de peru no forno :D (podem ver a minha receita de arroz de frango no forno aqui) :)

Arroz de peru no forno divinal

Ingredientes (para duas pessoas):

* 200g de bifes de peru cortados em pedaços pequenos;
* Arroz q.b. (fazemos sempre a olho);
* Cebola picada (usamos congelada);
* Alho picado (usamos congelado);
* Um fio de azeite;
* Ervilhas a gosto;
* Pimentão-doce, sal, paprika e piri-piri (nós fizemos bem picantinho).

Confecção:

* Fazer um refogado com o alho, a cebola e o azeite;

* Juntar o arroz e deixar refogar;

* Colocar água (nós fazemos sempre tudo isto a olho);

* Juntar as ervilhas e o peru cortado em pedaços e deixar cozinhar um pouco;

* Transferir para o forno pré-aquecido a 220º e deixar secar durante aproximadamente quinze minutos (ou mais, mas nós tínhamos fome).

Eu sei que muita gente acha o peru uma carne aborrecida ou menos saborosa, mas juro-vos que este prato estava delicioso! :D Apesar de ser um prato simples, na minha opinião é uma boa sugestão para variar dos pratos típicos que fazemos com peru. Soube-me mesmo bem :D

Mmmmmm :D



Jantar maravilhoso :D
Esta última semana foi de loucos. Entre o início do estágio de Psiquiatria, o jantar temático brasileiro, a noite da Tuna na Faculdade, as praxes no Parque das Nações, aprender a tratar dos nossos porquinhos-da-índia e as quatro vezes que pratiquei Zumba a verdade é que estou mesmo a precisar que chegue o fim-de-semana! 

Caipirinhas do jantar temático :)
Vídeo de 2008 com uma das músicas que eu mais gosto, o Entrudo :)

Quando as porquinhas-da-índia chegaram, ainda assustadas :)
Agora já estão ambientadas :D

Almoço na Faculdade :)
Recarregar as baterias de manhã :)
Esta foi para mim uma semana muito intensa a nível emocional: senti-me nostálgica por estar no último ano do curso, amedrontada por saber que vou começar a estudar para o exame da especialidade já no próximo mês e eufórica por ter iniciado o meu estágio de Psiquiatria.

Quem já me conhece bem sabe que eu vivo dividida entre a Psiquiatria e a Medicina Geral e Familiar. Se por um lado sei que sou apaixonada pela Psiquiatria e que tenho imenso jeito, por outro também acho que tenho tendência a ser demasiado preocupada com as pessoas e que não lido bem com a frustração de não as conseguir ajudar.

No fundo, a minha maior preocupação é o facto de eu ser uma cuidadora nata, e que como tal tenho tendência a achar que tenho de resolver os problemas todos de toda a gente.

Eu podia filosofar imensamente sobre este assunto, até porque nos últimos dias tenho feito bastante introspecção e auto-análise. Mas como não vos quero maçar com as minhas conclusões sobre mim própria (até porque são muitas, e eu ando a tentar fazer posts mais pequenos) digo-vos só isto: depois da semana que passou eu não consigo evitar sentir que pertenço em Psiquiatria.

Posto isto, venham as próximas três semanas :D Uma das actividades que fazemos no hospital de dia com pessoas com as mais variadas doenças psiquiátricas é cozinhar com elas :D Eu sempre soube que cozinhar tinha um efeito terapêutico :D Na próxima semana falo-vos melhor do trabalho muito desafiante que estamos a fazer, até porque ao contrário daquilo que a maioria das pessoas parece pensar a Psiquiatria não envolve só dar calmantes às pessoas :D

Ao contrário do que já é habitual eu vou para o Porto ainda hoje, até porque quero mimar muito o meu mano que torceu o pé na Quarta-feira e vai ter de andar de muletas durante três semanas! Assim sendo, vou dedicar todo o meu fim-de-semana a tratar do meu pequenino :D

Tenham um óptimo fim-de-semana :D