18 de setembro de 2012

Planear jantares temáticos 'like a Sir' :D

O primeiro jantar temático que eu organizei foi um jantar de Halloween. Na altura preparei um menu alusivo (com direito a nomes horripilantes), dividi as tarefas, tratei da decoração e do entretenimento e fiquei responsável pela coordenação e pela organização de tudo.

Passei uma semana inteira a recortar abóboras, caveiras e morcegos de cartolinas laranjas e pretas para colar na parede, percorri imensas lojas à procura de itens decorativos e tratei do meu disfarce de vidente má.

O jantar teve dezoito pessoas e toda a gente achou que foi um sucesso tremendo. No entanto, no fim do jantar eu só queria deitar-me na cama, enrolar-me nos cobertores e dormir durante dois dias. Entre ter a certeza que tudo corria bem, preparar o jantar, arrumar e limpar tudo e lavar a louça eu simplesmente não tive tempo para me divertir.

Desde então adquiri imensas estratégias de adaptação e preparei mais jantares temáticos que foram bastante bem sucedidos. E hoje decidi fazer uma pequena lista de dicas para quem tem alguma curiosidade em preparar um jantar temático :D Espero que vos seja útil :D

Planear jantares temáticos 'like a Sir' :D
1. A ideia

A ideia do jantar brasileiro surgiu-me enquanto jantava num restaurante brasileiro em Singapura. Na altura questionei-me se seria um bom tema, elaborei um plano preliminar e pedi a opinião aos meus pais e ao P., que acharam que era uma boa ideia :)

É claro que se não quiserem ter uma ideia tão elaborada qualquer tema é bom quando o objectivo é juntarem-se com amigos - e a prova disso é que hoje vai haver outro jantar cá em casa apenas porque vamos ver o jogo do Porto para a Liga dos Campeões e depois vamos para a Faculdade ver a Tuna :)

2. Os amigos

Eu e o P. já fizemos jantares temáticos a dois, mas em regra eu prefiro fazê-los com os meus amigos :) É claro que eu tenho a sorte dos meus amigos gostarem de aderir a este género de programas, mas não precisam de muita gente para fazerem jantares temáticos porque com três ou quatro pessoas já se faz a festa :)

3. O planeamento

Eu costumo explorar um pouco na internet sobre o tema em questão (normalmente recorrendo à Wikipedia), fazer uma lista preliminar de pratos e mostrá-la aos meus amigos. Se todos concordarem começamos a divisão de tarefas: uns ficam encarregues de cozinhar, outros compram as bebidas, outros tratam da louça de plástico e outros da animação. No fim juntamos todos os talões e dividimos as despesas, normalmente deixando de fora quem cozinhou algum prato.

4. A logística

No dia anterior a cada jantar eu faço uma limpeza geral na casa (se for necessário) e arrumo tudo (é sempre necessário). No dia do jantar tento deixar tudo feito e arrumado o mais cedo possível para poder esperar pelos convidados enquanto descanso.

5. A arrumação

Como usamos sempre guardanapos de papel e pratos, talheres e copos de plástico vai tudo directamente para o lixo após os convidados saírem. Não é amigo do ambiente, mas também não o seria eu gastar água a lavar a loiça de 18 pessoas, e assim poupa-se imenso tempo. No dia seguinte normalmente basta fazer uma limpeza leve na cozinha, na sala de jantar e na casa de banho e fica tudo como novo :)

Fazer um jantar temático é mais fácil do que parece: o importante é relaxarem, divertirem-se e prepararem as coisas com a maior antecedência possível. Se o pior acontecer (e quem não se lembra do fiasco do jantar cubano?) podem sempre mandar vir uma pizza e darem umas boas gargalhadas sobre o assunto :)

Fazer jantares temáticos dinamizou imenso a minha vida social cocó de estudante de Medicina e fez com que tivesse uma desculpa para cozinhar pratos diferentes, comer e dançar Michel Teló com os amigos :D

Ontem foi o nosso jantar temático brasileiro e correu tudo lindamente :D Graças à minha experiência já bastante aceitável na organização de jantares temáticos tenho a dizer-vos que quatro horas antes dos convidados chegarem eu já tinha a casa arrumada, a comida feita e o banho tomado e pude passar o tempo restante a ver um filme sul-coreano espectacular com o P. :D

Oldboy - Recomendo vivamente! (imagem retirada daqui)
O menu do jantar de ontem foi o seguinte:

Entrada: Pães de queijo feitos pela S.;
Prato Principal Carne: Feijoada à Brasileira feita por mim;
Prato Principal Peixe: Moqueca de Peixe feita pela D.;
Sobremesa: Brigadeiros de chocolate feitos pelo M. e brigadeiros de limão light feitos por mim;
Bebidas: Caipirinhas feitas pela equipa das caipirinhas :D

Como eu fiquei responsável pela confecção da feijoada à brasileira e dos brigadeiros de limão aqui vão as receitas :D As receitas restantes saem amanhã ou Quinta-feira :D

Feijoada à Brasileira aldrabada (receita adaptada daqui)

Ingredientes (para 18 pessoas):

* Um quilo de peito de frango cortado em cubinhos;
* 300g de bacon em cubinhos;
* Um quilo de feijão preto já cozido (duas latas das grandes);
* Cinco folhas de louro;
* Alho picado (usei congelado);
* Um quilo de couve de caldo verde;
* Farinha de mandioca a gosto;
* Quatro laranjas;
* Azeite q.b.

Confecção:

* Refogar o alho picado em azeite e juntar o bacon, deixando fritar;

* Adicionar o feijão cozido com o molho da lata;

* Juntar as folhas de louro;

* Deixar a cozinhar em lume baixo durante uma hora, ou até o molho engrossar;

* Se forem servir de imediato juntem o peito de frango cortado em cubinhos e deixem cozinhar - como eu fiz a feijoada às três da tarde neste ponto desliguei o fogão, adicionei o peito de frango cortado aos cubinhos e deixei a marinar na feijoada até à hora do jantar;

* Enquanto isso, saltear a couve de caldo verde em alho e azeite;

* Preparar também a farinha de mandioca, salteando-a em azeite até ficar dourada;

* Servir a feijoada acompanhada com arroz branco, couve, farofa e laranja em rodelas.

Em processo de confecção :)

O meu prato :)
A feijoada cheirava tão bem que confesso que quase comi um prato ao lanche! Estava mesmo uma maravilha :D Como juntámos bastante bacon e como ficou bastante tempo a apurar não foi de todo necessário acrescentar sal, porque ficou bem saborosa :D

Enquanto a feijoada apurava dediquei-me a fazer os brigadeiros de limão :D No meu grupo de amigos há uma menina que não come chocolate, por isso quando há algum jantar nós tentamos sempre ter uma alternativa para a S. Desta vez decidi aliar o agradável ao ainda mais agradável testando uma nova receita light :D

Brigadeiros de limão light (receita adaptada daqui)

Ingredientes (para treze brigadeiros):

* Uma lata de leite condensado magro;
* Raspa de dois limões (sem a parte branca);
* Duas colheres de sopa de raspas de chocolate branco (a S. tolera, e eu achei que não se ia notar com o sabor do limão);
* Coco e raspas de chocolate branco a gosto para cobrir.

Confecção:

* Colocar numa panela o leite condensado e as raspas de chocolate e ligar em lume baixo, mexendo sempre até que a mistura atinja o ponto de estrada e comece a libertar-se da panela (demora aproximadamente dez minutos);

* Acrescentar as raspas de limão e misturar bem;

* Transferir a mistura para um prato e deixar esfriar;

* Com as mãos molhadas enrolar os brigadeiros em bolinhas;

* Envolver os brigadeiros no coco ralado ou no chocolate branco :)

Os brigadeiros estavam uma delícia :D O sabor do limão fez com que não ficassem demasiado doces ou enjoativos, e toda a gente ficou com pena de serem tão pouquinhos :) Da próxima vez vou decididamente dobrar ou triplicar a receita :)

Amanhã saem as receitas dos pães de queijo, da moqueca e das caipirinhas e dos bagels de hoje :D

Pães de queijo :D
A equipa das caipirinhas em acção :D
Prato do D. com a moqueca maravilhosa da D. :D
Entretanto estou mesmo a acabar a minha foto-reportagem sobre a China! :D

No décimo primeiro lugar do top da nossa viagem está a visita ao Palácio de Verão em Pequim :)

O Palácio de Verão era o local onde os imperadores viviam durante os meses mais quentes do ano. O recinto do Palácio de Verão é enorme e muito bonito, e passámos um dia muito agradável a passear por entre os diferentes edifícios.

Os chineses não gostam muito de seguir as regras :)

Vista sobre o Palácio de Verão :)

O bolo típico chinês, como vos tinha mostrado no post anterior!
Método de confecção de umas barrinhas de amendoins e bagas goji típicas óptimas :)
No décimo segundo lugar está o Templo do Céu em Pequim, um templo muito bonito rodeado por um extenso parque :D

No caminho para o templo :)
Loja do Doraemon :D
Recarregar baterias com um batido de manga :D

Já no parque do templo :)

O Templo do Céu :)

Locais a praticarem tai chi :D